Malária matou 24 em 667 mil casos em seis meses na província moçambicana de Tete

30 de Julho 2025

Pelo menos 24 pessoas morreram no primeiro semestre deste ano, na província moçambicana de Tete, centro do país, vítimas da malária, com registo de mais 667 mil casos, anunciou hoje o Governo local.

“Queremos aqui salientar que a malária continua a ser um grande problema de saúde pública ao nível da nossa província, porque só no primeiro semestre nós registámos mais 667 mil casos contra os 482 mil de igual período do ano passado e infelizmente o registo que nós temos ao nível das unidades sanitárias é que tivemos 24 óbitos”, disse o governador da província de Tete, Domingos Viola.

Os dados apresentados pelo governante indicam que o número de óbitos no primeiro semestre deste ano triplicou em comparação com os dados do mesmo período de 2024, em que a malária matou oito pessoas naquela província, pelo que pediu ações eficazes para travar as mortes.

A Lusa noticiou em 17 de junho que pelo menos 270 pessoas morreram vítimas de malária de janeiro a maio deste ano em Moçambique, que registou mais de seis milhões de casos.

As estatísticas do Governo moçambicano até maio indicam que o país registou um total de 6.146.600 de casos de malária em cinco meses do ano, com a província da Zambézia a liderar a lista com 1.482.969, seguida de Nampula com 1.465.364, Sofala com 476.333 e Niassa com 459.857 casos.

Pelo menos 358 pessoas morreram vítimas de malária em 2024 em Moçambique, que registou mais de 11,5 milhões de casos e cerca de 67 mil internamentos, avançou em 25 de abril o Presidente moçambicano, no âmbito do Dia Mundial da Malária, pedindo maior proteção para as crianças.

As autoridades moçambicanas disseram antes que seria utilizada no país a R21/Matrix-M, segunda vacina contra a malária para crianças, desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, e aprovada em outubro pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para travar a doença.

A vacina já em utilização em Moçambique é a segunda recomendada pela OMS, após a RTS,S/AS01 em 2021, seguindo os conselhos do Grupo Consultivo Estratégico de Peritos em Imunização (SAGE) e do Grupo Consultivo de Políticas sobre Malária (MPAG).

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Proteção Civil valida plano de intervenção para emergências no Aeroporto da Madeira

O Serviço Regional de Proteção Civil aprovou o novo Plano Prévio de Intervenção para o Aeroporto da Madeira, documento que estabelece os procedimentos de atuação imediata em caso de acidente grave. A validação ocorreu durante a reunião semanal do Centro de Coordenação Operacional Regional e foi complementada por um exercício de larga escala que simulou um cenário de derrame e incêndio numa aeronave, envolvendo dezenas de viaturas e operacionais de múltiplas entidades

Alunos de Medicina veem curso da UTAD como válvula de escape

A abertura do curso de Medicina na UTAD, acreditado condicionalmente pela A3ES, é vista pelos estudantes como um alívio para as escolas sobrelotadas. A ANEM exige, porém, garantias de qualidade e investimento em meios como um centro de simulação robusto

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights