Episódio de tempo quente “consideravelmente severo” até 4.ª feira em Portugal continental

1 de Agosto 2025

Um "episódio de tempo quente", previsto para entre esta quinta feira e a próxima quarta-feira em Portugal continental, deverá ser "consideravelmente severo" pela duração e temperaturas máximas previstas, entre 36 e 44 graus Celsius, alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Em comunicado divulgado hoje, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) refere que o episódio de tempo quente deverá verificar-se “previsivelmente até dia 06 de agosto, com um grau de confiança elevado”, embora com uma ligeira descida temporária das temperaturas máximas na sexta-feira no litoral oeste e, eventualmente, na terça-feira.

Assim, refere o IPMA, “os valores das temperaturas máximas estarão acima da média, ou muito acima da média, para a época do ano”, pelo que “é muito provável” que em grande parte do território continental, em particular no interior, “se venha efetivamente a registar uma onda de calor”.

“Este episódio de tempo quente deverá ser consideravelmente severo, quer pela sua duração, quer pelos valores das temperaturas máximas que serão muito elevados”, avisa o IPMA, indicando que a partir de domingo as máximas deverão variar entre os 36 e 40 graus Celsius, com exceção apenas de alguns locais da faixa costeira, onde serão inferiores.

No interior do Alentejo, vale do Tejo e parte mais interior do vale do Douro, as temperaturas máximas deverão atingir valores entre 41 e 44 graus Celsius.

Além disso, acrescenta o IPMA, preveem-se “noites tropicais na generalidade do território”, com temperaturas mínimas a variar aproximadamente entre 20 e 25 graus Celsius a partir de segunda-feira.

Devido às previsões, o IPMA já colocou todos os distritos de Portugal continental, à exceção de Faro, sob aviso laranja entre as 09:00 e as 18:00 de domingo, devido à “persistência de valores muito elevados de temperatura máxima”.

Até à manhã de domingo, os 17 distritos – Bragança, Viseu, Évora, Porto, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga – estarão sob aviso amarelo, também devido aos valores elevados de temperatura máxima.

O distrito de Faro estará sob aviso amarelo entre as 09:00 de sábado e as 18:00 de domingo, igualmente devido à persistência de valores elevados de temperatura máxima.

O aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo, o menos grave, quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

De acordo com o IPMA, este episódio de tempo quente está associada “à ação conjunta de um anticiclone localizado a nordeste do arquipélago dos Açores, em crista até ao Golfo da Biscaia, e de um vale depressionário que se estende desde o norte de África até à Península Ibérica, que na sua circulação transportam massas de ar tropical, muito quente e seco, com origem no norte de África”.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights