Professor Mário Andrea recebe Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública

1 de Agosto 2025

O Professor Jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Mário Andrea, foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública pelo Presidente da República, numa cerimónia realizada no Palácio de Belém.

O Professor Mário Andrea, figura de relevo na medicina portuguesa, recebeu a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública das mãos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa cerimónia realizada na segunda-feira, dia 28, no Palácio de Belém. Esta distinção, uma das mais elevadas concedidas pelo Estado Português, reconhece os seus notáveis serviços prestados na área da educação e do ensino.

“Honradíssimo e extremamente feliz” foram as palavras escolhidas pelo Professor ao receber esta distinção, que considera ser um “reconhecimento do trabalho efetuado durante toda a vida e que foi dedicada à medicina e ao ensino”.

O atual Diretor da FMUL, Professor João Eurico da Fonseca, destacou o impacto do homenageado: “O Prof. Mário Andrea marcou várias gerações de alunos da FMUL. A excelência do ambiente clínico e das condições de ensino eram ímpares e o recurso a tecnologias audiovisuais para suportar o ensino eram na altura absolutamente singulares.”

Com mais de meio século de ligação à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Mário Andrea iniciou o seu percurso ainda como estudante, tendo-se tornado Professor Catedrático em 1980. Durante 33 anos, dirigiu o Serviço de ORL do Hospital Universitário de Santa Maria, período durante o qual implementou significativas inovações organizacionais.

O seu contributo para a medicina estendeu-se internacionalmente, tendo lecionado em mais de 20 países nos cinco continentes. Destaca-se a sua atividade nos Estados Unidos, onde ministrou 25 cursos ao longo de 13 anos na Academia Americana de Otorrinolaringologia, além de participações em instituições prestigiadas como Johns Hopkins, Cleveland Clinic e Yale University.

Em 1995, em colaboração com o Professor Oscar Dias, publicou nos Estados Unidos uma obra sobre Endoscopia de Contacto e Microcirurgia Laríngea. Em 2002, enquanto Presidente da Sociedade Europeia de Laringologia, foi responsável pela criação do Dia Mundial da Voz, uma iniciativa que se celebra globalmente.

O Professor defendeu consistentemente que “O Ensino, a Clínica e a Investigação são os Pilares de uma Faculdade de Medicina e de Carreira Académica”, tema que escolheu para a sua Aula de Jubilação em 2013. O seu legado inclui ainda o desenvolvimento de novas técnicas endoscópicas e cirúrgicas, bem como a criação de instrumental cirúrgico e endoscópico específico, fabricado pela Carl Storz.

PR/HN

Imagem: Rui Ochoa – Presidência da República

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Estudantes veem curso de Medicina na UTAD como alívio para escolas sobrelotadas

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina considerou hoje que a abertura do curso de Medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro representa uma oportunidade para aliviar a sobrelotação nas restantes escolas médicas. O presidente da ANEM, Paulo Simões Peres, sugeriu que a nova oferta poderá permitir uma redução de vagas noutros estabelecimentos, transferindo-as para Vila Real, após a acreditação condicional do mestrado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights