![]()
O Professor Mário Andrea, figura de relevo na medicina portuguesa, recebeu a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública das mãos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa cerimónia realizada na segunda-feira, dia 28, no Palácio de Belém. Esta distinção, uma das mais elevadas concedidas pelo Estado Português, reconhece os seus notáveis serviços prestados na área da educação e do ensino.
“Honradíssimo e extremamente feliz” foram as palavras escolhidas pelo Professor ao receber esta distinção, que considera ser um “reconhecimento do trabalho efetuado durante toda a vida e que foi dedicada à medicina e ao ensino”.
O atual Diretor da FMUL, Professor João Eurico da Fonseca, destacou o impacto do homenageado: “O Prof. Mário Andrea marcou várias gerações de alunos da FMUL. A excelência do ambiente clínico e das condições de ensino eram ímpares e o recurso a tecnologias audiovisuais para suportar o ensino eram na altura absolutamente singulares.”
Com mais de meio século de ligação à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Mário Andrea iniciou o seu percurso ainda como estudante, tendo-se tornado Professor Catedrático em 1980. Durante 33 anos, dirigiu o Serviço de ORL do Hospital Universitário de Santa Maria, período durante o qual implementou significativas inovações organizacionais.
O seu contributo para a medicina estendeu-se internacionalmente, tendo lecionado em mais de 20 países nos cinco continentes. Destaca-se a sua atividade nos Estados Unidos, onde ministrou 25 cursos ao longo de 13 anos na Academia Americana de Otorrinolaringologia, além de participações em instituições prestigiadas como Johns Hopkins, Cleveland Clinic e Yale University.
Em 1995, em colaboração com o Professor Oscar Dias, publicou nos Estados Unidos uma obra sobre Endoscopia de Contacto e Microcirurgia Laríngea. Em 2002, enquanto Presidente da Sociedade Europeia de Laringologia, foi responsável pela criação do Dia Mundial da Voz, uma iniciativa que se celebra globalmente.
O Professor defendeu consistentemente que “O Ensino, a Clínica e a Investigação são os Pilares de uma Faculdade de Medicina e de Carreira Académica”, tema que escolheu para a sua Aula de Jubilação em 2013. O seu legado inclui ainda o desenvolvimento de novas técnicas endoscópicas e cirúrgicas, bem como a criação de instrumental cirúrgico e endoscópico específico, fabricado pela Carl Storz.
PR/HN
Imagem: Rui Ochoa – Presidência da República



0 Comments