Estados norte-americanos processam administração Trump por pressão sobre cuidados transgénero

2 de Agosto 2025

Dezasseis estados norte-americanos avançam com processo contra a administração Trump, acusando-a de pressionar ilegalmente hospitais a suspenderem cuidados médicos a jovens transgénero, numa batalha legal que questiona os limites da intervenção federal

Dezasseis estados norte-americanos, incluindo Nova Iorque e o Distrito de Columbia, apresentaram uma ação judicial contra a administração Trump, alegando interferência ilegal nos cuidados médicos prestados a jovens transgénero. O processo, que inclui também o governador da Pensilvânia, surge após oito importantes unidades hospitalares terem anunciado a suspensão ou limitação destes serviços médicos.

A administração Trump, em julho, iniciou uma campanha de intimidação contra prestadores de cuidados de saúde, ameaçando com investigações por fraude. Esta ação provocou uma onda de suspensões de tratamentos em diversos hospitais, mesmo em estados onde estes cuidados são legalmente permitidos.

Os democratas argumentam que estas ações constituem uma tentativa velada de implementar uma proibição nacional de tratamentos para pessoas com menos de 19 anos, ultrapassando os limites da autoridade federal, uma vez que não existe legislação federal que proíba estes cuidados médicos a menores.

Esta disputa legal acontece num contexto em que 28 estados controlados pelos republicanos já implementaram restrições ou proibições totais aos cuidados de afirmação de género para menores desde 2021. Em junho, o Supremo Tribunal reforçou a autoridade dos estados para aplicarem estas leis.

A administração Trump defende a sua posição alegando preocupações sobre a irreversibilidade dos tratamentos e questionando a fundamentação científica dos mesmos, enquanto os opositores caracterizam estas ações como uma interferência federal indevida em cuidados médicos legalmente estabelecidos.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights