PBS e AIPEX assinam acordo para capacitação de quadros angolanos

2 de Agosto 2025

No âmbito da visita oficial do Presidente João Lourenço a Portugal, a Porto Business School e a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola firmaram acordo para reforço de competências técnicas e de gestão

A Porto Business School (PBS) e a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) de Angola estabeleceram um memorando de entendimento durante a visita oficial do Presidente angolano João Lourenço a Portugal, num evento que marcou a assinatura de onze novos protocolos de cooperação bilateral entre os dois países.

O acordo, celebrado em Lisboa, visa fortalecer as competências técnicas e de gestão da AIPEX, focando-se particularmente na capacitação dos seus quadros. O objetivo principal é potenciar a atração de investimento privado e impulsionar as exportações angolanas não petrolíferas, contribuindo para a diversificação da economia do país.

A PBS, enquanto unidade da Universidade do Porto, disponibilizará a sua experiência em programas de executive education, MBAs e consultoria organizacional para desenvolver programas formativos específicos para o contexto angolano. Esta parceria representa um marco significativo na estratégia de internacionalização da escola, especialmente no espaço lusófono.

O memorando de entendimento integra um conjunto mais vasto de acordos assinados durante a visita oficial, que demonstram o fortalecimento das relações institucionais entre Portugal e Angola. Para a AIPEX, esta colaboração representa uma oportunidade de modernização e capacitação institucional, fundamental para o cumprimento da sua missão de promover o desenvolvimento económico angolano.

A Porto Business School consolida assim a sua posição como instituição de referência na formação de líderes e gestores públicos, contribuindo ativamente para o desenvolvimento sustentável e a inovação em mercados emergentes, com particular destaque para os países de língua portuguesa.

PR/HN

Foto de Miguel Figueiredo Lopes/Presidência da República

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights