UAlg aumenta vagas em Medicina para 96 alunos no próximo ano letivo

2 de Agosto 2025

A Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve amplia o número de vagas para 96 novos estudantes em 2025/26, respondendo às necessidades de formação médica na região e à elevada procura pelo curso

O Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve (MIM-UAlg) prepara-se para receber 96 novos estudantes no ano letivo 2025/26, um aumento significativo que resulta do contrato-programa estabelecido em 2021 entre a instituição, o Governo e os Municípios do Algarve.

Esta expansão marca um momento importante para a formação médica na região sul do país, especialmente considerando que o curso recebeu 410 candidaturas para a sua 17ª edição. O programa, exclusivo para detentores de licenciatura nas áreas estabelecidas pelo regulamento, mantém sua estrutura inovadora de quatro anos, com os estudantes iniciando diretamente no 3º ano, após creditação da formação anterior.

A integração dos novos alunos será marcada pela XI Cerimónia da Bata Branca, agendada para 2 de setembro de 2025, às 14h00, no Grande Auditório do Campus das Gambelas. Este evento, organizado pelo Núcleo de Estudantes de Medicina em colaboração com a FMCB e a Associação Nacional de Estudantes de Medicina, simboliza a transição dos estudantes para a fase clínica do curso.

Para acompanhar este crescimento, a instituição está a reforçar o seu corpo docente através da abertura de diversos concursos ao longo de 2025, incluindo sete vagas para Professor Auxiliar, quatro para Professor Associado e uma para Professor Catedrático. Em março, foram abertas cinco vagas para Professor Auxiliar, seguidas de quatro vagas para Professor Associado em julho, com mais concursos previstos para breve.

O curso mantém sua propina de 697 euros para candidatos nacionais e 18.000 euros para internacionais no ano letivo 2025/2026, com a possibilidade de pagamento em dez prestações.

Mais informações sobre o Mestrado Integrado em Medicina estão disponíveis em: https://fmcb.ualg.pt/curso/1916

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights