![]()
O concelho de Macedo de Cavaleiros passou a dispor, desde o passado sábado, da sua primeira Unidade de Saúde Familiar (USF) modelo B, que funciona nas instalações do Centro de Saúde local. A nova unidade integra uma equipa multidisciplinar de 21 profissionais, composta por nove médicos, seis enfermeiros e seis assistentes técnicos.
Esta nova estrutura de saúde vem juntar-se às sete USF modelo B já existentes no distrito de Bragança, sendo a oitava unidade deste tipo na região. A primeira USF modelo B do distrito foi implementada no início de 2024, no Centro de Saúde 1 de Mirandela, no âmbito de um programa governamental que previa a criação de 222 Unidades de Saúde Familiar em todo o território nacional.
O modelo B de funcionamento caracteriza-se pela autonomia organizativa e um sistema de remuneração baseado no desempenho da equipa e no cumprimento de objetivos. De acordo com o município, este modelo tem demonstrado maior eficiência no atendimento aos utentes, realizando mais consultas, vigilâncias e rastreios, o que contribui para uma melhor prevenção da doença e redução de internamentos hospitalares.
No distrito de Bragança, existem atualmente USF modelo B distribuídas por vários concelhos: três na cidade de Bragança (uma no Centro de Saúde da Sé e duas no Centro de Saúde de Santa Maria), e uma em cada um dos centros de saúde de Miranda do Douro, Vinhais e Mogadouro. É de notar que a região já contou com uma unidade deste tipo em Torre de Dona Chama, concelho de Mirandela, que foi desativada em 2012 por não ter atingido as metas estabelecidas.
NR/HN/Lusa



0 Comments