Macedo de Cavaleiros inaugura primeira USF modelo B com 21 profissionais de saúde

5 de Agosto 2025

A primeira Unidade de Saúde Familiar modelo B de Macedo de Cavaleiros entrou em funcionamento no passado sábado. A unidade conta com 21 profissionais de saúde e vem reforçar a rede de cuidados de saúde primários no distrito de Bragança.

O concelho de Macedo de Cavaleiros passou a dispor, desde o passado sábado, da sua primeira Unidade de Saúde Familiar (USF) modelo B, que funciona nas instalações do Centro de Saúde local. A nova unidade integra uma equipa multidisciplinar de 21 profissionais, composta por nove médicos, seis enfermeiros e seis assistentes técnicos.

Esta nova estrutura de saúde vem juntar-se às sete USF modelo B já existentes no distrito de Bragança, sendo a oitava unidade deste tipo na região. A primeira USF modelo B do distrito foi implementada no início de 2024, no Centro de Saúde 1 de Mirandela, no âmbito de um programa governamental que previa a criação de 222 Unidades de Saúde Familiar em todo o território nacional.

O modelo B de funcionamento caracteriza-se pela autonomia organizativa e um sistema de remuneração baseado no desempenho da equipa e no cumprimento de objetivos. De acordo com o município, este modelo tem demonstrado maior eficiência no atendimento aos utentes, realizando mais consultas, vigilâncias e rastreios, o que contribui para uma melhor prevenção da doença e redução de internamentos hospitalares.

No distrito de Bragança, existem atualmente USF modelo B distribuídas por vários concelhos: três na cidade de Bragança (uma no Centro de Saúde da Sé e duas no Centro de Saúde de Santa Maria), e uma em cada um dos centros de saúde de Miranda do Douro, Vinhais e Mogadouro. É de notar que a região já contou com uma unidade deste tipo em Torre de Dona Chama, concelho de Mirandela, que foi desativada em 2012 por não ter atingido as metas estabelecidas.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights