Cruz Vermelha aguarda consenso Israel-Hamas para assistir reféns em Gaza

6 de Agosto 2025

O Comité Internacional da Cruz Vermelha manifestou disponibilidade para prestar assistência humanitária aos reféns israelitas em Gaza, aguardando apenas um acordo entre Israel e o Hamas para iniciar a operação.

O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) anunciou em Genebra a sua disponibilidade imediata para prestar assistência humanitária aos reféns israelitas detidos na Faixa de Gaza, estando apenas dependente de um acordo formal entre Israel e o Hamas.

A organização humanitária propõe-se fornecer medicamentos, alimentos e facilitar a entrega de mensagens das famílias aos reféns, num momento em que a situação humanitária em Gaza se agrava significativamente. Esta posição surge após uma conversa entre o Presidente israelita, Isaac Herzog, e a presidente do CICV, Mirjana Spoljaric, onde foi solicitada uma intervenção urgente da organização.

O anúncio ganha particular relevância após a divulgação recente de imagens pelo Hamas e pela Jihad Islâmica que mostram dois reféns israelitas em estado de grave debilidade física, fazendo parte do grupo de 50 pessoas ainda mantidas em cativeiro no território.

Em resposta, o porta-voz das Brigadas al-Qassam, braço armado do Hamas, manifestou abertura para permitir a assistência da Cruz Vermelha aos reféns, condicionando-a ao estabelecimento de corredores humanitários permanentes nas passagens fronteiriças por parte de Israel, para permitir a entrada de alimentos e medicamentos, bem como à interrupção dos bombardeamentos.

O CICV enfatiza que apenas um acordo duradouro entre as partes poderá resolver definitivamente tanto a situação dos reféns e suas famílias como a dos milhões de civis em Gaza que enfrentam graves dificuldades de acesso a bens essenciais. A organização alerta para a urgência da situação, sublinhando que o tempo para salvar vidas em Gaza está a esgotar-se rapidamente.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights