Gripe aviária detetada em capoeira doméstica em Alcácer do Sal

6 de Agosto 2025

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária confirmou um novo foco de Gripe Aviária de Alta Patogenicidade numa capoeira doméstica em Alcácer do Sal. As autoridades procederam ao abate dos animais afetados e implementaram medidas de controlo

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) confirmou a presença do vírus da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP) numa capoeira doméstica localizada na freguesia de Santa Maria do Castelo e Santiago e Santa Susana, no concelho de Alcácer do Sal, distrito de Setúbal.

Na sequência da deteção do foco de infeção, as autoridades veterinárias procederam ao abate sanitário dos animais afetados, seguido de operações de limpeza e desinfeção das instalações. Como medida preventiva adicional, foi estabelecida uma zona de vigilância num perímetro de 10 quilómetros em torno do local, onde todas as explorações avícolas serão alvo de monitorização reforçada.

Face à persistente circulação do vírus, a DGAV reforçou o apelo aos produtores para o cumprimento rigoroso das medidas de biossegurança e boas práticas de produção. Entre as principais recomendações, destaca-se a necessidade de evitar o contacto entre aves domésticas e selvagens, bem como o reforço dos procedimentos de higienização das instalações, equipamentos e materiais utilizados na produção avícola.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights