![]()
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) confirmou a presença do vírus da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP) numa capoeira doméstica localizada na freguesia de Santa Maria do Castelo e Santiago e Santa Susana, no concelho de Alcácer do Sal, distrito de Setúbal.
Na sequência da deteção do foco de infeção, as autoridades veterinárias procederam ao abate sanitário dos animais afetados, seguido de operações de limpeza e desinfeção das instalações. Como medida preventiva adicional, foi estabelecida uma zona de vigilância num perímetro de 10 quilómetros em torno do local, onde todas as explorações avícolas serão alvo de monitorização reforçada.
Face à persistente circulação do vírus, a DGAV reforçou o apelo aos produtores para o cumprimento rigoroso das medidas de biossegurança e boas práticas de produção. Entre as principais recomendações, destaca-se a necessidade de evitar o contacto entre aves domésticas e selvagens, bem como o reforço dos procedimentos de higienização das instalações, equipamentos e materiais utilizados na produção avícola.
NR/HN/Lusa



0 Comments