Calor extremo provoca mais de mil mortos em Espanha em julho

7 de Agosto 2025

Ministério da Saúde espanhol revelou que a onda de calor de julho provocou 1.060 mortes, um aumento de 57% face ao mesmo período de 2024. Os dados foram obtidos através do sistema de monitorização "Momo" do Instituto Carlos III

A vaga de calor que assolou Espanha durante o mês de julho provocou 1.060 mortes, revelou o Ministério da Saúde espanhol. Este número representa um aumento de 57% em comparação com julho de 2024, quando se registaram 674 óbitos associados às temperaturas extremas.

Os dados foram obtidos através do sistema “Momo” (Monitorização da Mortalidade), gerido pelo Instituto Carlos III, que analisa diariamente a mortalidade em Espanha e a compara com as previsões baseadas em registos históricos, tendo em conta fatores externos como as temperaturas reportadas pela Agência Meteorológica Nacional (Aemet).

A ministra da Saúde, Monica García, destacou na rádio nacional (RNE) a importância das campanhas de sensibilização sobre as vagas de calor, considerando-as “um dos fatores de risco com maior impacto na mortalidade”.

Entre 16 de maio e 13 de julho, o sistema “Momo” registou 1.180 mortes atribuíveis ao calor, um número significativamente superior às 70 mortes registadas no mesmo período de 2024.

Espanha registou em junho de 2025 as temperaturas médias mais elevadas de sempre, atingindo os 23,7°C, segundo a Aemet. O país ibérico, juntamente com Portugal, encontra-se desde domingo sob o efeito de uma segunda vaga de calor desde o início do verão, prevendo-se que se prolongue até ao próximo fim de semana.

A crescente frequência, duração e intensidade das vagas de calor tem sido atribuída pelos especialistas ao fenómeno do aquecimento global.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights