Moçambique reforça combate à desinformação sobre mpox

7 de Agosto 2025

Autoridades moçambicanas reforçam medidas contra a desinformação sobre mpox, numa altura em que o país regista 31 casos em três províncias. Diretor nacional de saúde pública apela à não discriminação dos pacientes e anuncia chegada de vacinas em setembro

O diretor nacional de saúde pública de Moçambique, Quinhas Fernandes, apelou hoje em Maputo para que se evite o pânico e a desinformação em relação à mpox, numa estratégia que visa prevenir a discriminação contra as pessoas infetadas.

Durante uma conferência de imprensa na capital moçambicana, Fernandes destacou o caso registado em 2022 na província de Maputo como exemplo de uma situação bem gerida, sem desinformação associada.

Atualmente, Moçambique contabiliza 31 casos da doença distribuídos por três províncias, dos quais 13 já recuperaram. Não há registo de óbitos associados à mpox no país.

O Governo moçambicano anunciou que vai receber vacinas em setembro para conter um possível cenário de alastramento. O porta-voz do Conselho de Ministros, Inocêncio Impissa, confirmou que o Ministério da Saúde manterá um stock de vacinas para casos que necessitem de prevenção.

As autoridades sanitárias reforçaram a vigilância fronteiriça com equipas de rastreio e testagem. O país dispõe de capacidade para realizar 4.000 testes localmente, tendo já utilizado mais de 150 durante o atual surto.

Na África austral, desde o início do ano, foram notificados 77.458 casos e 501 óbitos em 22 países. O primeiro caso em Moçambique foi identificado em outubro de 2022, em Maputo.

O país possui agora capacidade de testagem nas províncias, com 4.000 testes disponíveis e mil reagentes para identificação de estirpes em casos positivos, representando uma evolução significativa na capacidade de resposta nos últimos três anos.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights