![]()
Portugal prepara-se para receber mais uma massa de ar com poeiras em suspensão proveniente dos desertos do Norte de África, que atravessará o território continental durante o dia de hoje. O aviso foi emitido pela Direção-Geral da Saúde, que alerta para uma previsível degradação da qualidade do ar, com especial impacto nas concentrações de partículas inaláveis de origem natural.
O fenómeno meteorológico deverá afetar particularmente os grupos mais vulneráveis da população, nomeadamente crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias crónicas ou problemas cardiovasculares. A DGS recomenda que estes grupos permaneçam no interior dos edifícios, mantendo as janelas fechadas sempre que possível.
Entre as medidas preventivas aconselhadas pela autoridade de saúde, destaca-se a redução de atividades físicas ao ar livre e a minimização da exposição a fatores de risco, como o fumo do tabaco e produtos irritantes. Os doentes crónicos são aconselhados a manter rigorosamente os seus tratamentos médicos habituais.
Em caso de agravamento dos sintomas, a DGS aconselha o contacto com a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou a deslocação a um serviço de saúde. Para acompanhamento da situação, os cidadãos podem consultar informações atualizadas sobre a qualidade do ar através da página da internet da Agência Portuguesa do Ambiente ou da aplicação móvel QualAr.
Esta ocorrência surge num período em que Portugal tem registado repetidos episódios de transporte de poeiras do Norte de África, fenómeno que tem vindo a intensificar-se nos últimos anos.
NR/HN/Lusa



0 Comments