Balanço do terramoto de domingo na Turquia aumentou para 52 mortos

11 de Agosto 2025

Pelo menos 52 pessoas morreram na sequência do sismo de magnitude de 6,1 que atingiu a região turca de Mármara no domingo, segundo um novo balanço do Governo da Turquia.

O sismo provocou o colapso de vários edifícios na cidade de Balikesir, região de Mármara.

O tremor de terra foi sentido nas cidades de Istambul (localizada a mais de 200 quilómetros do epicentro), Izmir, Bursa e Kocaeli.

Hoje, uma vítima foi retirada com vida dos escombros, mas morreu no hospital.

Outras duas pessoas conseguiram sair sozinhas, e as equipas de busca e salvamento salvaram mais quatro cidadãos, um dos quais um idoso que morreu mais tarde, informou o ministro do Interior (correspondente ao ministro da Administração Interna), Ali Yerlikaya.

Um total de 16 edifícios ficaram danificados, 12 dos quais estavam desabitados, segundo Ali Yerlikaya.

O ministro da Saúde, Kemal Memişoglu, disse que 11 feridos permanecem hospitalizados.

De acordo com Memişoglu, três dos feridos foram diretamente “atingidos” pelo sismo, enquanto os restantes ficaram feridos ao tentar escapar, chegando a saltar de janelas e varandas de edifícios.

O sismo ocorreu às 19:53 de domingo (16:53, em Lisboa), com epicentro em Sindirgi, na província de Balikesir, a uma profundidade de 11 quilómetros, de acordo com informações divulgadas pela Autoridade Turca de Gestão de Desastres e Emergências (AFAD).

O organismo informou que um novo tremor de magnitude 4,4 ocorreu por volta das 04:55 (01:55, em Lisboa).

As autoridades regionais de Balikesir anunciaram que os trabalhadores com deficiência e as mulheres grávidas não devem apresentar-se nos locais de trabalho.

Muitos residentes da região passaram a noite ao ar livre, e muitos cidadãos ainda hesitavam em regressar às respetivas casas hoje de manhã, noticiou o canal de notícias NTV.

A 17 de agosto de 1999, a região de Mármara foi atingida por um terramoto de magnitude 7,5, provocando 19 mil mortos e 50 mil feridos.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights