![]()
Beber café ou outras bebidas cafeinadas ao acordar gera um aumento significativo de felicidade e entusiasmo, segundo um estudo conjunto da Universidade de Bielefeld (Alemanha) e da Universidade de Warwick (Reino Unido), publicado na revista Scientific Reports. A investigação, que acompanhou 236 jovens adultos alemães durante quatro semanas, demonstrou que os participantes se sentiam “significativamente mais felizes e entusiasmados” nas manhãs em que consumiam cafeína, comparando com dias sem ingestão no mesmo horário.
Os dados, recolhidos sete vezes ao dia via questionários em smartphone, incluíam o estado de humor atual e consumo de cafeína nos 90 minutos anteriores. O efeito positivo foi marcadamente mais forte de manhã do que noutros períodos. Também se observou uma ligeira redução em emoções negativas, como tristeza ou irritação, independentemente da hora do dia.
Justin Hachenberger, investigador da Universidade de Bielefeld, destacou a universalidade do fenómeno: “Ficámos surpreendidos ao não encontrar diferenças entre indivíduos com diferentes níveis de consumo de cafeína ou graus de sintomas depressivos, ansiedade ou problemas de sono. As ligações entre a ingestão de cafeína e emoções positivas ou negativas foram consistentes em todos os grupos”. Hachenberger acrescentou que pessoas com reações adversas à cafeína tendem a evitá-la, não constando estas da amostra.
A explicação neuroquímica foi avançada por Anu Realo, professora da Universidade de Warwick: “A cafeína funciona bloqueando recetores de adenosina, o que pode aumentar a atividade de dopamina em regiões cerebrais-chave – efeito associado pela ciência a melhorias de humor e maior alerta”. Contudo, persiste a dúvida se o bem-estar matinal deriva da ação direta da cafeína ou do alívio de sintomas de abstinência após uma noite sem consumo. Realo sublinhou que “mesmo pessoas com consumo moderado podem ter sintomas leves de abstinência, que desaparecem com a primeira chávena”.
Sakari Lemola, professor em Bielefeld e autor sénior do estudo, contextualizou o hábito: “Cerca de 80% dos adultos em todo o mundo consomem bebidas cafeinadas, e o uso de substâncias estimulantes remonta longe na história humana. Até animais selvagens consomem cafeína; abelhas preferem néctar de plantas com cafeína”. Os autores alertam, porém, para riscos como dependência, problemas de saúde por excesso e perturbações do sono se consumida tarde.
A investigação foi publicada na Scientific Reports, terceira revista científica mais citada globalmente, com fator de impacto de 3.9 (2024) segundo a Clarivate.
Referência: Justin Hachenberger, Yu-Mei Li, Anu Realo, Sakari Lemola: The association of caffeine consumption with positive affect but not with negative affect changes across the day. Scientific Reports. https://doi.org/10.1038/s41598-025-14317-0, published on 5 August 2025.
NR/HN/AlphaGalileo



0 Comments