Pelo menos seis mortos e nove feridos em acidente de viação em Maputo

17 de Agosto 2025

Pelo menos seis pessoas morreram e outras nove ficaram feridas na sequência de um acidente de viação ocorrido hoje no distrito da Manhiça, província de Maputo, sul de Moçambique, anunciou fonte policial.

O acidente ocorreu na Estrada Nacional 1 (EN1) e envolveu um semicoletivo de transporte de passageiros que embateu contra um camião parado ao longo da via, segundo José Novela, chefe de Instrução e Educação Pública no Departamento de Trânsito na província de Maputo.

“Este acidente resultou […] da viatura imobilizada naquele local, que não tinha sinalização […]. Neste acidente a causa prevista é sobretudo velocidade excessiva por [parte] do transporte semicoletivo”, disse o responsável, citado pela Rádio Moçambique.

Segundo José Novela, os feridos, entre graves e ligeiros, foram levados para o Hospital Distrital da Manhiça, de onde uma criança foi depois transferida para o Hospital Central de Maputo, a maior unidade do país, devido à gravidade dos ferimentos.

Pelo menos 409 pessoas morreram em Moçambique no primeiro semestre deste ano vítimas de acidentes de viação, que provocaram ainda 823 feridos, segundo dados enviados à Lusa pela polícia moçambicana.

De acordo com o balanço do primeiro semestre da polícia de trânsito, através do comando-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), o número de mortos no primeiro semestre aumentou em 43 em comparação com igual período de 2024, quando foram registados 366 óbitos.

Os dados divulgados indicam que o país registou um total de 326 acidentes de viação nos primeiros seis meses do ano, contra 310 em igual período do ano passado.

Os índices de acidentes rodoviários em Moçambique são classificados como dramáticos, com as autoridades a apontarem o excesso de velocidade e a condução sob efeito de álcool como as principais causas.

Em 15 de abril, o Governo moçambicano aprovou um Plano de Ação de Segurança Rodoviária, que prevê uma série de ações para reduzir o número de acidentes de viação, incluindo o reforço das fiscalizações, alterações à legislação e intervenções em pontos considerados críticos, bem como a sensibilização das comunidades.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Dia Mundial da DPOC: Uma Doença Prevenível que Ainda Mata

No dia 19 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), uma condição respiratória crónica que, apesar de ser prevenível e tratável, continua a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível global.

Patrícia Costa Reis: “Precisamos de diagnosticar mais cedo a XLH”

Numa entrevista exclusiva ao HealthNews, Patrícia Costa Reis, gastroenterologista pediátrica, investigadora e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Hospital de Santa Maria -, esclarece os mecanismos e impactos da XLH (hipofosfatemia ligada ao cromossoma X). Esta doença genética rara provoca perdas de fósforo, originando raquitismo, deformidades ósseas, dor crónica e fadiga. A especialista destaca a importância do diagnóstico precoce, o papel crucial das equipas multidisciplinares e a mudança de paradigma no tratamento com a introdução de terapêuticas dirigidas.

Urgências em Portugal: quase 16 milhões de atendimentos em dois anos e meio

As urgências do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Portugal registaram quase 16 milhões de atendimentos entre 2022 e junho de 2024, uma procura que se mantém elevada e é mais do dobro da média verificada nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). 

Resistência aos antibióticos causa 35 mil mortes anuais na Europa

A resistência aos antibióticos é responsável por mais de 35 mil mortes por ano na União Europeia e no Espaço Económico Europeu, segundo estimativas do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC). Este fenómeno continua a aumentar, representando um grave desafio para a saúde pública na Europa.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights