Nova ‘App’ do Copernicus mede impacto do calor e frio na saúde

20 de Agosto 2025

O programa europeu Copernicus lançou a Thermal Trace, uma aplicação gratuita que disponibiliza dados em tempo real sobre ‘stress’ térmico global. A ferramenta visa ajudar cidadãos e decisores a monitorizar impactos do calor e frio na saúde, com base em 85 anos de dados climáticos

O Serviço de Alterações Climáticas Copernicus (C3S) e o Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo (ECMWF) lançaram esta quarta-feira a aplicação Thermal Trace, permitindo o acesso público a dados históricos e em tempo real sobre ‘stress’ térmico global. A plataforma, disponível gratuitamente, combina indicadores de temperatura, humidade, vento e radiação solar através do Índice Climático Térmico Universal (UTCI), que calcula a temperatura real sentida pelo corpo humano.

Segundo o comunicado divulgado pelas entidades, a ferramenta surge numa altura em que as alterações climáticas intensificam fenómenos extremos, com as ondas de calor a causarem aproximadamente 48.000 mortes na Europa apenas em 2023, de acordo com o Relatório do Estado do Clima Europeu 2024. A Organização Mundial da Saúde identifica o ‘stress’ térmico como uma das principais causas de mortalidade relacionada com o clima.

A aplicação permite visualizar dados desde 1940 até aos últimos cinco dias, classificando o ‘stress’ térmico em escalas precisas: para calor, entre 26°C e 32°C (moderado), até acima de 46°C (extremo); para frio, de 9°C a 0°C (ligeiro) até abaixo de -40°C (extremo). Os utilizadores podem descarregar informações diretamente da plataforma ou aceder ao conjunto completo de dados através da Climate Data Store.

Rebecca Emerton, cientista do C3S, destacou que a ferramenta visa “capacitar cidadãos e decisores” face à crescente frequência de eventos extremos, referindo-se às “ondas de calor intensas e repetidas dos últimos meses” como exemplo da urgência da monitorização. A aplicação está disponível para consulta pública no portal do Copernicus.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights