A Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS de Coimbra) está a reforçar o apoio psicológico às populações afetadas pelos incêndios na região Centro, na sequência de uma reunião realizada a 20 de agosto na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital dedicada à “Estratégia de Intervenção na Comunidade”. Em representação da instituição esteve a diretora clínica para a área dos Cuidados de Saúde Primários, Almerinda Rodrigues, acompanhada por profissionais de Psicologia, Medicina Geral e Familiar, Saúde Mental e Saúde Pública.
Na reunião, a ULS de Coimbra expressou solidariedade pessoal e institucional para com as comunidades atingidas e reiterou a disponibilidade para intensificar a resposta no terreno, com enfoque na Psicologia. O objetivo passa por assegurar acompanhamento emocional continuado e apoio psicológico de proximidade às pessoas mais vulneráveis, ajudando-as a lidar com os danos emocionais decorrentes da situação vivida.
No mesmo dia, em Arganil, Almerinda Rodrigues e a diretora do Serviço de Psicologia da ULS de Coimbra, Mariana Moura Ramos, reuniram com o presidente da câmara, a vice‑presidente e a vereadora da Ação Social. O encontro reforçou a necessidade de manter equipas de psicólogos junto das comunidades afetadas como elemento estruturante de uma resposta integrada às consequências dos incêndios.
A ULS de Coimbra sublinha que mantém o compromisso de proximidade e solidariedade, garantindo cuidados de saúde adequados e apoio emocional às populações atingidas, em articulação com as autarquias locais e os serviços de primeira linha.
0 Comments