ULS de Coimbra reforça apoio psicológico nas zonas afetadas pelos incêndios

21 de Agosto 2025

A ULS de Coimbra anunciou o reforço do apoio psicológico às populações atingidas pelos incêndios na região, após reuniões em Oliveira do Hospital e Arganil. A resposta, coordenada pelos cuidados de saúde primários e pelo Serviço de Psicologia, centra-se no acompanhamento emocional de proximidade

A Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS de Coimbra) está a reforçar o apoio psicológico às populações afetadas pelos incêndios na região Centro, na sequência de uma reunião realizada a 20 de agosto na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital dedicada à “Estratégia de Intervenção na Comunidade”. Em representação da instituição esteve a diretora clínica para a área dos Cuidados de Saúde Primários, Almerinda Rodrigues, acompanhada por profissionais de Psicologia, Medicina Geral e Familiar, Saúde Mental e Saúde Pública.

Na reunião, a ULS de Coimbra expressou solidariedade pessoal e institucional para com as comunidades atingidas e reiterou a disponibilidade para intensificar a resposta no terreno, com enfoque na Psicologia. O objetivo passa por assegurar acompanhamento emocional continuado e apoio psicológico de proximidade às pessoas mais vulneráveis, ajudando-as a lidar com os danos emocionais decorrentes da situação vivida.

No mesmo dia, em Arganil, Almerinda Rodrigues e a diretora do Serviço de Psicologia da ULS de Coimbra, Mariana Moura Ramos, reuniram com o presidente da câmara, a vice‑presidente e a vereadora da Ação Social. O encontro reforçou a necessidade de manter equipas de psicólogos junto das comunidades afetadas como elemento estruturante de uma resposta integrada às consequências dos incêndios.

A ULS de Coimbra sublinha que mantém o compromisso de proximidade e solidariedade, garantindo cuidados de saúde adequados e apoio emocional às populações atingidas, em articulação com as autarquias locais e os serviços de primeira linha.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights