Cabo Verde assegura 8,4 milhões de euros do Kuwait para concluir obras na saúde

22 de Agosto 2025

O Governo aprovou um financiamento adicional de cerca de 8,4 milhões de euros do Fundo do Kuwait para o Desenvolvimento Económico Árabe, destinado a concluir obras e equipar hospitais e centros de saúde. O projeto, iniciado em 2015, fica consolidado com o empréstimo de 2013 e tem conclusão prevista no 1.º trimestre de 2028

O Governo cabo-verdiano aprovou um financiamento adicional de cerca de 8,4 milhões de euros, concedido pelo Fundo do Kuwait para o Desenvolvimento Económico Árabe, para reforçar o projeto de construção e reabilitação de infraestruturas de saúde, de acordo com decreto publicado no Boletim Oficial.

O acordo, celebrado em 23 de abril de 2025, visa assegurar a conclusão de componentes essenciais do projeto, incluindo obras de construção e reabilitação de hospitais e centros de saúde, fornecimento de equipamentos médicos, aquisição de ambulâncias, compra de terrenos e contratação de consultoria técnica e serviços de supervisão da implementação.

No plano de investimentos consta a construção do Centro de Diagnóstico e do Laboratório de Saúde Pública na cidade da Praia, bem como novos centros de saúde no interior de Santiago, nos municípios de São Lourenço dos Órgãos, Santa Cruz e Santa Catarina. O projeto abrange ainda a reabilitação do Hospital Baptista de Sousa e do Centro de Terapia Ocupacional, ambos na ilha de São Vicente, e dos centros de saúde da Boa Vista e da Trindade, na capital.

O pacote contempla o fornecimento de mobiliário e de equipamentos médicos para todas as unidades abrangidas, incluindo o centro de hemodiálise do Hospital Agostinho Neto, na Praia, e a disponibilização de cinco ambulâncias para reforço da resposta pré‑hospitalar.

O empréstimo suplementar será consolidado com o acordo anterior de 2013, mantendo juros de 1,5% ao ano e uma taxa adicional de 0,5% para despesas administrativas. A execução do projeto teve início em 2015 e a conclusão está prevista para o primeiro trimestre de 2028.

Segundo o Governo, o objetivo é reforçar o desenvolvimento do setor da saúde, melhorar a qualidade e a eficiência da cobertura médica e responder às crescentes necessidades de serviços especializados de diagnóstico e terapêutica, contribuindo para a redução da pobreza e para o desenvolvimento social e económico do país.

NR/HN/Lusa22

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights