Enfermeiros do Montepio Rainha D. Leonor em greve nas Caldas da Rainha

22 de Agosto 2025

Os enfermeiros do Montepio Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha, cumprem hoje um dia de greve convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), em protesto pelas condições de trabalho e remuneratórias.

A paralisação tem por base, segundo o SEP, a situação “caótica” no Montepio Rainha D. Leonor (MRDL), “devido à falta de enfermeiros e à desregulação dos horários”.

Em comunicado, o sindicato alerta que a administração da associação Mutualista MRDL procedeu à “alteração unilateral das condições de trabalho dos enfermeiros” e dos restantes profissionais, “reduziu as remunerações e desregulou os horários, provocando assim a crescente saída de enfermeiros da instituição”.

Para o sindicato, “a agravada falta de adequada dotação das equipas de enfermagem, gerada pela recusa da administração do MRDL em negociar uma Carreira de Enfermagem, com regularização das condições laborais e recuperação das condições remuneratórias, tem levado a uma sobrecarga de trabalho e à revolta dos profissionais”.

O SEP reuniu com o Conselho de Administração do Montepio em 23 de junho e apresentou, em 27 desse mês, uma proposta negocial para melhorar as condições de trabalho e remuneratórias, em consonância com as que vigoram no setor privado social, “para tentar estancar as saídas de enfermeiros e garantir a captação de outros”.

Quase dois meses passados sobre a apresentação da proposta, “o Conselho de Administração continua sem dar qualquer resposta”, postura que levou o sindicato a manter a greve agendada para hoje.

O Montepio Rainha D. Leonor é uma associação mutualista, fundada em 1860 e que desde a década de 1900 disponibiliza serviços médicos aos seus associados.

Desde 1947 conta com uma casa de Casa de Saúde, com internamento e serviço de banco a funcionar 24 horas e aberto à comunidade.

Conta também com um Centro de Apoio aos Idosos e um Condomínio Residencial assistido.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

INSA assume coordenação nacional da rede de vigilância a vetores

Portugal dispõe agora de uma estrutura formalizada para monitorizar e responder a ameaças de doenças transmitidas por mosquitos e carraças. No dia do seu 126.º aniversário, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge viu reforçadas as suas atribuições, passando a coordenar oficialmente a Revive. O presidente Fernando Almeida garante que o país está preparado para agir perante eventuais emergências, citando a experiência de outros países do sul da Europa onde já se registam casos autóctones

Europa une esforços para travar desigualdades no acesso a tratamentos oncológicos

A Rede Europeia de Centros Compreensivos de Cancro (EUnetCCC) apresentou esta sexta-feira, em Paris, um documento estratégico que apela a medidas urgentes para colmatar as disparidades no acesso a cuidados oncológicos entre os Estados-membros. O White Paper defende a consolidação da rede como infraestrutura permanente e alerta que, sem ação política, as desigualdades continuarão a crescer, comprometendo o combate à doença que mata 1,3 milhões de pessoas por ano na Europa

ULS Médio Tejo Investe em Mobilidade para Equipas Comunitárias

A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo colocou na estrada uma nova viatura elétrica, num investimento de 30 mil euros, para apoiar o trabalho das suas Equipas Comunitárias de Saúde Mental. O veículo visa intensificar a presença regular das equipas nos concelhos da região, levando cuidados continuados a pessoas com doença mental grave. O objetivo é encurtar distâncias geográficas e humanas, garantindo uma intervenção mais próxima do contexto de vida dos utentes

PS propõe aumento permanente para pensões e condiciona subida do ISP

O PS propôs a conversão de um eventual bónus pontual nas pensões num aumento permanente, uma das cerca de cem alterações ao OE2026. Eurico Brilhante Dias garantiu que as medidas mantêm o excedente orçamental e condicionou uma eventual subida do ISP à aprovação parlamentar, destinando essa receita para baixar o IVA de alimentos.

Proteção Civil valida plano de intervenção para emergências no Aeroporto da Madeira

O Serviço Regional de Proteção Civil aprovou o novo Plano Prévio de Intervenção para o Aeroporto da Madeira, documento que estabelece os procedimentos de atuação imediata em caso de acidente grave. A validação ocorreu durante a reunião semanal do Centro de Coordenação Operacional Regional e foi complementada por um exercício de larga escala que simulou um cenário de derrame e incêndio numa aeronave, envolvendo dezenas de viaturas e operacionais de múltiplas entidades

Bial integra Pedro Pereira Gonçalves no Conselho de Administração

A farmacêutica Bial anunciou hoje a cooptação de Pedro Pereira Gonçalves para o seu Conselho de Administração, na qualidade de membro não executivo. O executivo, com um percurso cimentado entre a alta finança e as políticas públicas, traz para a empresa de Porto uma visão estratégica que pretende alavancar a ambição de expansão internacional e o reforço das parcerias globais do grupo.

Proteção Social na UE Consome Quase um Terço do PIB em 2024

O peso das prestações de proteção social na economia da União Europeia acentuou-se no ano de 2024, representando 27,3% do Produto Interno Bruto do bloco. Segundo dados do Eurostat, a despesa total ascendeu a 4,9 mil milhões de euros, um aumento homólogo de 6,9%. Finlândia, França e Áustria lideram no esforço relativo, enquanto a Irlanda regista a percentagem mais baixa. Em Portugal, a fatia do PIB afeta a estas rubricas também cresceu.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights