IPO Lisboa reforça radioterapia com acelerador linear de última geração

22 de Agosto 2025

O Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil inaugurou hoje um novo acelerador linear de última geração, num investimento de 3,2 milhões de euros. O equipamento permite realizar tratamentos mais complexos e melhorar o tempo de resposta aos doentes oncológicos

O Instituto Português de Oncologia de Lisboa iniciou tratamentos com um novo acelerador linear de última geração, reforçando a sua capacidade de resposta no tratamento oncológico. O investimento de 3,2 milhões de euros eleva para sete o número de aceleradores lineares disponíveis na unidade hospitalar.

Eduardo Netto, Diretor do Serviço de Radioterapia do IPO Lisboa, destaca que o novo equipamento, considerado topo de gama entre os aceleradores lineares, vai aumentar a capacidade de tratamentos de radiocirurgia e melhorar o tempo de resposta em tratamentos mais complexos.

O novo equipamento representa um avanço significativo, considerando que metade dos doentes oncológicos necessitam de radioterapia. Destes, 70-75% recebem tratamento curativo e os restantes 25-30% em contexto paliativo.

Uma das principais inovações do equipamento é a capacidade de realizar tratamentos guiados por imagem 4D, monitorizando alvos em movimento, como os induzidos pela respiração. O sistema inclui dispositivos que permitem tratamentos guiados pela superfície do utente e a utilização de máscaras abertas, beneficiando especialmente doentes com claustrofobia ou que necessitam de cuidados simultâneos como oxigenoterapia ou anestesia.

Carla Gonçalo, presidente do Conselho de Administração do IPO Lisboa, enfatiza a importância da modernização dos equipamentos e infraestruturas para garantir a melhoria contínua da resposta aos doentes e a qualidade do trabalho dos profissionais.

Em 2024, o IPO Lisboa realizou mais de 44 mil sessões de tratamento de radioterapia, atendendo doentes de todo o território nacional e dos países africanos de língua oficial portuguesa.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Estudantes veem curso de Medicina na UTAD como alívio para escolas sobrelotadas

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina considerou hoje que a abertura do curso de Medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro representa uma oportunidade para aliviar a sobrelotação nas restantes escolas médicas. O presidente da ANEM, Paulo Simões Peres, sugeriu que a nova oferta poderá permitir uma redução de vagas noutros estabelecimentos, transferindo-as para Vila Real, após a acreditação condicional do mestrado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights