![]()
A decisão da administração Trump de eliminar o regime De Minimis, que permitia a entrada nos EUA de remessas até 800 USD sem custos aduaneiros, está a provocar alterações significativas nos serviços postais internacionais. A medida, que entra em vigor a 29 de agosto de 2025, obriga os CTT a suspender temporariamente o envio de bens para território norte-americano a partir de 26 de agosto.
A suspensão afeta todas as modalidades de correio, incluindo encomendas de serviço universal e encomenda expresso Internacional, abrangendo não só os Estados Unidos continentais, mas também Porto Rico e territórios sob administração americana, como Guam, Samoa Americana e Ilhas Virgens Americanas.
Durante este período transitório, os CTT mantêm apenas o serviço expresso Internacional Premium para envios até 30 kg, onde as taxas aduaneiras serão suportadas pelos destinatários. Os envios que contenham exclusivamente documentos não são afetados por estas alterações.
As novas diretrizes emitidas pelas autoridades norte-americanas em 15 de agosto estabelecem que os expedidores terão de efetuar o pagamento dos direitos aduaneiros antes do transporte das remessas para os EUA. No entanto, os detalhes específicos destes novos requisitos ainda aguardam esclarecimentos por parte das autoridades aduaneiras americanas.
A operadora postal portuguesa indica que está a desenvolver esforços para implementar as adaptações operacionais necessárias, de forma a retomar o mais brevemente possível todos os serviços de envio de bens para os Estados Unidos.
PR/HN



0 Comments