Conexão com a natureza fortalece propósito de vida

26 de Agosto 2025

Investigação realizada pela Universidade de Turku, na Finlândia, com 158 participantes, demonstra que o contacto com a natureza ajuda as pessoas a identificarem o que é verdadeiramente significativo nas suas vidas e contribui para o bem-estar a longo prazo

Um estudo inovador conduzido por investigadores de geografia da Universidade de Turku, na Finlândia, revelou que o tempo passado na natureza desempenha um papel fundamental no bem-estar eudaimónico das pessoas – um conceito que se refere ao bem-estar baseado em valores e com efeitos duradouros.

A investigação, que envolveu 158 participantes finlandeses através de um inquérito e 20 participantes em oficinas de escrita criativa posteriores, todos residentes em Turku, uma cidade costeira no sudoeste da Finlândia, explorou a relação entre a natureza e diferentes aspectos do bem-estar humano.

Joha Järekari, Investigador Doutoral da Universidade de Turku, explica que o estudo procurou compreender como a natureza contribui para a autoaceitação, propósito de vida, relações positivas, autonomia, crescimento pessoal e capacidade de ação das pessoas, em contraste com o hedonismo, que se concentra em prazeres momentâneos.

O estudo comparou respostas entre jovens dos 15 aos 24 anos e adultos com mais de 60 anos. Apesar das diferenças na forma como os diferentes grupos etários aproveitavam o tempo na natureza, foram identificadas experiências comuns significativas. Um aspecto partilhado por ambos os grupos foi a sensação de que a natureza não julga nem critica, contribuindo positivamente para a autoaceitação dos participantes.

Os resultados demonstraram que o ambiente natural facilitou a ligação dos participantes com os seus próprios valores. A investigação revelou também diferenças interessantes entre as gerações: enquanto os participantes mais velhos valorizavam especialmente as conexões intergeracionais na natureza, como momentos com os netos sem dispositivos tecnológicos, os jovens procuravam mais momentos de solidão e expressão pessoal.

Um aspecto preocupante revelado pelo estudo foi o impacto da crise ecológica na perceção de permanência que a natureza tradicionalmente oferece. Os jovens, em particular, expressaram sentimentos de vergonha e culpa por fazerem parte da humanidade que contribui para os problemas ambientais.

Salla Eilola, Investigadora Pós-Doutoral da universidade, sublinha a importância de incorporar estas descobertas no planeamento urbano e na tomada de decisões, onde frequentemente os espaços naturais são sacrificados em favor do ambiente construído.

A investigação, publicada na revista People and Nature, foi financiada pela Fundação Maj and Tor Nessling, e contou com a colaboração de vários investigadores, incluindo a Professora Associada Nora Fagerholm, e o Investigador de Projeto Vesa Arki. O modelo de oficina de escrita criativa utilizado no estudo foi desenvolvido em conjunto com a professora de escrita criativa Niina Aho e a investigadora e artista Satu Suvanto.

Referência: Nature facilitates eudaimonic well-being through promoting connection with self and others; Joha Järekari, Nora Fagerholm, Salla Eilola, Vesa Arki; People and Nature;13 August 2025; https://doi.org/10.1002/pan3.70104; 26/08/2025

NR/HN/AlphaGalileo

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights