![]()
Os autarcas de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira afirmaram hoje ter saído “sem respostas” da reunião com a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, realizada no ministério, em Lisboa, ficando apenas o compromisso de um novo encontro quando estiver concluída a proposta sobre o funcionamento das urgências da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
“A senhora ministra, naturalmente, não tinha nenhuma resposta imediata para nos dar. Saímos, portanto, com as mesmas dúvidas com que entrámos, por assim dizer”, disse à Lusa o presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira (PS), à saída da reunião, que contou com os presidentes dos cinco municípios servidos pelo hospital de Vila Franca de Xira.
Em discussão esteve o funcionamento das urgências pediátricas e obstétricas — que têm registado vários encerramentos aos fins de semana nos últimos meses — e a escassez de médicos de família nos cinco concelhos. Segundo Fernando Paulo Ferreira, “ficou o compromisso de a senhora ministra da Saúde nos voltar a atender quando for entregue a proposta sobre o funcionamento das urgências por parte da Direção Executiva do SNS. Portanto, vamos aguardar para voltar a conversar com a senhora ministra”.
No plano local, o presidente da autarquia de Vila Franca de Xira adiantou ter deixado no ministério um dossiê com duas prioridades para o concelho: “Uma tem a ver com o novo centro de saúde da Póvoa de Santa Iria, que estamos disponíveis para construir, e a outra com as necessidades de intervenção nos centros de saúde, na parte que não foi descentralizada para a Câmara Municipal e que orça mais ou menos três milhões”.
Contactado, o Ministério da Saúde recusou comentar o teor da reunião com os autarcas.
O hospital de Vila Franca de Xira, inaugurado em março de 2013, serve cerca de 250 mil habitantes dos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira. A unidade funcionou em parceria público‑privada, gerida pelo Grupo Mello Saúde, até 2021, ano em que transitou para o modelo de entidade pública empresarial.
NR/HN/Lusa



0 Comments