Autarcas saem “sem respostas” após reunião com ministra da Saúde sobre hospital de Vila Franca de Xira

27 de Agosto 2025

Os presidentes dos cinco municípios servidos pelo hospital de Vila Franca de Xira saíram hoje sem respostas concretas da reunião com a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, que prometeu novo encontro após a proposta da Direção Executiva do SNS sobre urgências. Persistem falhas nas urgências e falta de médicos de família

Os autarcas de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira afirmaram hoje ter saído “sem respostas” da reunião com a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, realizada no ministério, em Lisboa, ficando apenas o compromisso de um novo encontro quando estiver concluída a proposta sobre o funcionamento das urgências da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“A senhora ministra, naturalmente, não tinha nenhuma resposta imediata para nos dar. Saímos, portanto, com as mesmas dúvidas com que entrámos, por assim dizer”, disse à Lusa o presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira (PS), à saída da reunião, que contou com os presidentes dos cinco municípios servidos pelo hospital de Vila Franca de Xira.

Em discussão esteve o funcionamento das urgências pediátricas e obstétricas — que têm registado vários encerramentos aos fins de semana nos últimos meses — e a escassez de médicos de família nos cinco concelhos. Segundo Fernando Paulo Ferreira, “ficou o compromisso de a senhora ministra da Saúde nos voltar a atender quando for entregue a proposta sobre o funcionamento das urgências por parte da Direção Executiva do SNS. Portanto, vamos aguardar para voltar a conversar com a senhora ministra”.

No plano local, o presidente da autarquia de Vila Franca de Xira adiantou ter deixado no ministério um dossiê com duas prioridades para o concelho: “Uma tem a ver com o novo centro de saúde da Póvoa de Santa Iria, que estamos disponíveis para construir, e a outra com as necessidades de intervenção nos centros de saúde, na parte que não foi descentralizada para a Câmara Municipal e que orça mais ou menos três milhões”.

Contactado, o Ministério da Saúde recusou comentar o teor da reunião com os autarcas.

O hospital de Vila Franca de Xira, inaugurado em março de 2013, serve cerca de 250 mil habitantes dos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira. A unidade funcionou em parceria público‑privada, gerida pelo Grupo Mello Saúde, até 2021, ano em que transitou para o modelo de entidade pública empresarial.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights