Ministra da Saúde anuncia nova legislação para regular trabalho à tarefa no SNS

27 de Agosto 2025

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, anunciou que o Governo vai avançar com legislação para regular o trabalho à tarefa no Serviço Nacional de Saúde, inicialmente para médicos e posteriormente extensível a enfermeiros e outros profissionais de saúde

O Ministério da Saúde vai avançar com nova legislação para regular o trabalho à tarefa no SNS, revelou hoje a ministra Ana Paula Martins, durante a inauguração da Unidade de Saúde de Sapadores/Graça, em Lisboa.

A medida, que começará por abranger os médicos e será depois alargada a enfermeiros e outros profissionais, não pretende penalizar ninguém, segundo a governante, que sublinhou a necessidade de todos os profissionais no sistema.

“Nós temos que legislar sobre o trabalho à tarefa no SNS”, afirmou a ministra, explicando que o objetivo é corrigir injustiças e estabelecer regras que não prejudiquem os incentivos para quem pretende manter vínculo com o serviço público.

De acordo com a versão preliminar do decreto-lei, os médicos recém-especialistas que não concorram ao SNS ou recusem colocação ficarão impedidos de realizar trabalho à tarefa no setor público. A mesma restrição aplicar-se-á a profissionais que rescindam contrato, recusem horas extra além das obrigatórias ou optem pela reforma antecipada.

O trabalho à tarefa representa atualmente uma despesa anual de cerca de 213 milhões de euros para o SNS.

A ministra adiantou que serão realizadas reuniões com os sindicatos e a Ordem dos Médicos nas próximas semanas para discutir os detalhes da nova regulamentação.

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares já se pronunciou sobre o tema, defendendo que o foco deveria estar mais na capacidade de atração de médicos recém-especialistas para o SNS do que na definição de incompatibilidades.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights