![]()
A farmacêutica suíça Roche deu início à construção de uma nova unidade fabril na Carolina do Norte, Estados Unidos, representando um investimento inicial de 598 milhões de euros. O anúncio foi feito esta segunda-feira em Genebra, marcando mais um passo na estratégia de expansão da empresa no mercado norte-americano.
O investimento enquadra-se num plano mais amplo da Roche, que prevê a aplicação de 42 mil milhões de euros em infraestruturas de produção, investigação e desenvolvimento nos Estados Unidos. Esta decisão surge como resposta às pressões do governo norte-americano para a redução dos preços dos medicamentos e o aumento da produção em território nacional.
Donald Trump tem exercido pressão sobre o setor farmacêutico, exigindo a redução dos preços dos medicamentos para níveis equiparáveis aos praticados noutros países desenvolvidos, tendo inclusive ameaçado com medidas caso as empresas não correspondam a estas exigências.
A nova unidade, que será operada pela Genentech, subsidiária norte-americana da Roche, dedicar-se-á à produção do futuro portfólio de medicamentos metabólicos da empresa, incluindo tratamentos inovadores para a obesidade.
Thomas Schinecker, presidente executivo do grupo, destacou a importância estratégica do projeto: “Este projeto faz parte do nosso compromisso mais amplo de 50 mil milhões de dólares para expandir a nossa já significativa presença nos Estados Unidos, com base no nosso legado de 120 anos a impulsionar a inovação e a criar empregos em todo o país.”
O início das operações na nova unidade está previsto para 2029.
NR/HN/Lusa



0 Comments