Surto de cólera mata 68 refugiados sudaneses em campo no Chade

27 de Agosto 2025

Um surto de cólera no campo de refugiados de Dougui, no leste do Chade, provocou 68 mortes e mais de mil casos desde julho. A crise sanitária agrava-se devido ao afluxo massivo de refugiados sudaneses que fogem do conflito no seu país

Um surto de cólera que assola o campo de refugiados de Dougui, no leste do Chade, já vitimou 68 pessoas desde o final de julho, revelou o Ministério da Saúde chadiano. De acordo com Tadjadine Mahamat Allamamine, diretora de comunicação do ministério, foram registados 1.016 casos acumulados entre recuperados, mortos e hospitalizados.

A situação, que inicialmente reportava quatro mortos e 42 casos suspeitos em julho, deteriorou-se rapidamente. A região de Ouaddaï, onde se localiza o campo, acolhe aproximadamente meio milhão de refugiados que fugiram do conflito entre o Exército sudanês e as Forças de Apoio Rápido, iniciado em abril de 2023.

A Organização das Nações Unidas manifestou preocupação com a rápida disseminação da doença, atribuindo-a ao influxo massivo de refugiados sudaneses para campos e aldeias nas zonas fronteiriças do Chade, onde vivem em condições precárias, sem acesso a saneamento básico ou água potável.

O Sudão, que enfrenta uma das piores crises de cólera a nível mundial, registou mais de 2.400 mortes no último ano, com 17 dos seus 18 estados afetados, segundo dados da Unicef. A situação enquadra-se num contexto mais amplo de surtos de cólera que afetam cerca de 20 países africanos desde o início do ano, incluindo a República Democrática do Congo e a Nigéria.

A cólera, doença diarreica aguda causada pela bactéria Vibrio cholerae, manifesta-se após a ingestão de alimentos ou água contaminados. Apesar de tratável, pode ser fatal se não for atendida atempadamente, sendo particularmente perigosa em contextos de precariedade sanitária e escassez de água potável.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights