Maçãs de Dona Maria recebe nova unidade de cuidados continuados

28 de Agosto 2025

A Casa do Povo de Maçãs de Dona Maria, em Alvaiázere, vai criar uma unidade de cuidados continuados com 60 camas, num investimento de 4,5 milhões de euros. O projeto, financiado parcialmente pelo PRR, responde a uma necessidade há muito identificada na região

A Associação Casa do Povo de Maçãs de Dona Maria, em Alvaiázere, vai avançar com a construção de uma unidade de cuidados continuados orçada em 4,5 milhões de euros. O projeto, que prevê a criação de 60 camas, obteve um financiamento de 2,5 milhões de euros através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A nova unidade, que ficará integrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, terá capacidade para 30 utentes em convalescença e outros 30 em regime de longa duração. A presidente da instituição, Sílvia Lopes, destaca a importância desta valência para a região, sublinhando que a inexistência de uma unidade de convalescença na zona era uma lacuna que urgia colmatar.

O projeto representa a concretização de uma antiga aspiração da direção da instituição, que irá completar o investimento com recursos próprios e, eventualmente, através de financiamento bancário. O concurso público para a empreitada foi já publicado em Diário da República, com um valor base superior a 4,5 milhões de euros, sem IVA, estando a execução prevista entre outubro de 2025 e junho de 2026.

A Casa do Povo de Maçãs de Dona Maria é uma referência no apoio social da região, prestando atualmente assistência a mais de 180 pessoas através de diversos serviços. Entre as valências disponibilizadas encontram-se uma Estrutura Residencial Para Idosos, Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Convívio, cantina social, transporte de doentes não urgentes e apoio alimentar a famílias carenciadas. A instituição mantém ainda uma importante componente cultural através do Rancho Folclórico e Etnográfico Maçãs de Dona Maria.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights