PIPOP renova portal digital para apoiar famílias na luta contra o cancro infantil

28 de Agosto 2025

A Fundação Rui Osório de Castro lançou a versão 3.0 do Portal de Informação Português de Oncologia Pediátrica, apresentando uma navegação mais intuitiva e linguagem simplificada. A plataforma digital visa apoiar famílias e crianças em todas as fases do cancro pediátrico

O Portal de Informação Português de Oncologia Pediátrica (PIPOP) apresentou uma renovação completa da sua plataforma digital, apostando numa navegação mais intuitiva e numa linguagem mais acessível. A atualização surge dias antes do início do Mês Internacional de Sensibilização para o Cancro Pediátrico, em setembro.

O novo portal, desenvolvido pela Fundação Rui Osório de Castro (FROC), conta com a colaboração de profissionais dos Centros de Referência em Oncologia Pediátrica, da Sociedade de Hematologia e Oncologia Pediátrica e da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS).

A plataforma disponibiliza dois acessos distintos em https://pipop.algoritmo.pt/: “Pais & Amigos” e “Crianças & Jovens”. Na área dedicada aos adultos, o portal aborda temas como o diagnóstico, tratamentos disponíveis, efeitos secundários e enquadramento legal. Para as crianças e jovens, oferece explicações simplificadas sobre o cancro e disponibiliza 20 vídeos informativos.

Mariana Mena, diretora geral da FROC, destaca que esta atualização do PIPOP, ativo desde 2011, privilegia a acessibilidade e as melhores práticas em saúde. O portal disponibiliza ainda atendimento via WhatsApp através do número (+351) 91 113 41 41.

Cristina Vaz de Almeida, presidente e fundadora da SPLS, explica que o trabalho envolveu a tradução do jargão técnico para uma linguagem simples, mantendo o rigor científico. A especialista realça a importância da literacia em saúde, especialmente num contexto onde cerca de 400 crianças e jovens são diagnosticados anualmente com cancro em Portugal.

A nova versão do portal mantém o seu compromisso com a informação científica rigorosa, agora apresentada de forma mais compreensível para todos os utilizadores, sejam pais, familiares ou as próprias crianças e jovens afetados pela doença.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Internamento do Hospital de Amarante terá 150 novas camas

O internamento do Hospital de São Gonçalo, em Amarante, vai ter mais 150 camas, alargamento incluído numa obra que deverá começar no próximo ano e custará 14 milhões de euros, descreveu hoje fonte da ULS Tâmega e Sousa.

Combinação de fármacos mostra potencial para melhorar tratamento do cancro colorretal

Estudo pré-clínico liderado pela Universidade de Barcelona descobriu um mecanismo metabólico que explica a resistência das células de cancro colorretal ao fármaco palbociclib. A investigação demonstra que a combinação deste medicamento com a telaglenastat bloqueia essa adaptação das células, resultando num efeito sinérgico que reduz significativamente a proliferação tumoral, abrindo caminho para futuros ensaios clínicos

XIV Congresso da FNAM debate futuro do SNS em momento decisivo

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) vai realizar nos dias 15 e 16 de novembro de 2025, em Viana do Castelo, o seu XIV Congresso, sob o tema “Que Futuro Queremos para o SNS?”. Este encontro, que terá lugar no Hotel Axis, surge num contexto de grande incerteza para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e reunirá mais de uma centena de delegados de todo o país.

Motards apoiam prevenção do cancro da próstata no “Novembro Azul”

No âmbito do “Novembro Azul”, mês dedicado à sensibilização para o cancro no homem, o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRS) organiza a iniciativa “MEN – Motards Embrace November”, um passeio solidário de motociclistas que combina a paixão pelas duas rodas com a promoção da saúde masculina.

Hospital de Vila Real investe 13 milhões na ampliação da urgência

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) anunciou um investimento de 13 milhões de euros para a ampliação do serviço de urgência do Hospital de Vila Real. O valor, financiado a 50% pelo programa Norte 2030, destina-se a melhorar as condições de trabalho dos profissionais e o atendimento aos utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights