![]()
A ULS Amadora/Sintra confirmou que a Ordem dos Médicos recomendou a reposição total da idoneidade formativa do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, retomando o estatuto atribuído em 28 de fevereiro de 2023. A decisão resulta de uma visita realizada esta sexta‑feira pelo Presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, Luís Campos Pinheiro, pela representante do Conselho Nacional do Médico Interno, Maria do Mar Mateus da Costa, e por elementos do Colégio de Cirurgia Geral, representados pelo Professor Jorge Paulino Pereira, na sequência de uma verificação técnica ocorrida a 1 de agosto.
De acordo com a avaliação efetuada pelas estruturas da Ordem, o processo fica assim encerrado, garantindo a continuidade da formação de médicos internos no Serviço de Cirurgia Geral do HFF. Para o presidente do Conselho de Administração da ULS Amadora/Sintra, Carlos Sá, “a operacionalidade plena do Serviço de Cirurgia Geral está garantida”. O responsável sublinha que este desfecho resulta “do esforço conjunto da atual equipa de Gestão, da Direção do Serviço e dos seus profissionais, bem como do regresso dos cirurgiões que tinham apresentado a demissão em outubro de 2024 e da contratação de outros especialistas que reforçaram a equipa de Cirurgia Geral do HFF”.
Carlos Sá agradece “a confiança e a colaboração de todas as entidades envolvidas, incluindo a Ordem dos Médicos e a tutela”, acrescentando que o resultado alcançado demonstra que, com trabalho colaborativo, foi possível assegurar respostas às necessidades assistenciais. O dirigente frisa ainda que este desfecho representa a consolidação da missão da ULS Amadora/Sintra em garantir à população acesso a cuidados de saúde de qualidade e em segurança, mantendo a formação especializada ativa no HFF.
NR/HN/Lusa



0 Comments