Urgências de Obstetrícia em crise: Quatro unidades fechadas no fim de semana

30 de Agosto 2025

O Serviço Nacional de Saúde enfrenta novo período de constrangimentos este fim de semana, com o encerramento de quatro serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia no sábado e três no domingo, afetando hospitais em Lisboa, Setúbal e Aveiro.

O SNS volta a enfrentar dificuldades na prestação de cuidados de saúde urgentes na área da Ginecologia e Obstetrícia, com vários hospitais a anunciarem encerramentos temporários durante o próximo fim de semana. De acordo com as informações disponibilizadas no Portal do SNS, os hospitais Garcia de Orta (Almada) e Infante Dom Pedro (Aveiro) terão as suas urgências completamente encerradas durante todo o fim de semana.

O Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, manterá as urgências de Obstetrícia fechadas durante sábado e domingo, enquanto os serviços de Ginecologia funcionarão apenas mediante referenciação durante as 24 horas de ambos os dias. O Hospital Distrital de Santarém junta-se à lista de unidades afetadas, com encerramento previsto apenas para sábado.

O sistema de referenciação estará ativo em várias unidades hospitalares. No Hospital de Vila Franca de Xira, as urgências de Ginecologia e Obstetrícia funcionarão através deste sistema no sábado, entre as 00:00 e as 09:00. O Hospital Santo André, em Leiria, manterá o atendimento referenciado durante todo o fim de semana, enquanto o Hospital São Bernardo, em Setúbal, adotará este sistema no domingo, entre as 00:00 e as 08:00.

Na área da Pediatria, registam-se também constrangimentos. As urgências pediátricas do Hospital Amadora-Sintra, do Hospital Beatriz Ângelo (Loures) e do Hospital de Vila Franca de Xira funcionarão exclusivamente através do sistema de referenciação durante todo o fim de semana.

Para garantir o adequado encaminhamento dos utentes e evitar deslocações desnecessárias, mantém-se ativo o sistema de triagem através da Linha SNS24 (808 24 24 24), que deve ser o primeiro ponto de contacto dos utentes antes de se dirigirem a qualquer serviço de urgência.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SMDSP Expressa Preocupação com Acordo do Governo sobre Medicina Dentária

O Sindicato dos Médicos Dentistas do Setor Público e Social Português (SMDSP) expressou preocupação por não ter sido ouvido no recente acordo entre o Governo e estruturas sindicais da saúde, que impacta a Medicina Dentária no Serviço Nacional de Saúde. O sindicato reivindica esclarecimentos e defende os interesses da classe

Cursos e Eventos do Hospital da Luz Learning Health para 2026

O Hospital da Luz Learning Health divulga sua programação para 2026, com cursos e eventos que abrangem diversas especialidades médicas. As atividades, que começam em janeiro e se estendem até junho, incluem temas como reabilitação do joelho, doenças pulmonares, oncologia e cuidados paliativos, promovendo a formação contínua de profissionais de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights