Cardiologia suíça lidera novas recomendações internacionais para gestão do colesterol elevado

1 de Setembro 2025

A Sociedade Europeia de Cardiologia e a Sociedade Europeia de Aterosclerose publicaram novas diretrizes internacionais para gestão das dislipidemias, apresentadas no Congresso Anual de Cardiologia em Madrid. O documento foi liderado pelo Professor François Mach, do Hospital Universitário de Genebra

As novas recomendações ESC/EAS, que atualizam as orientações de 2019, introduzem avanços significativos na avaliação do risco cardiovascular e nas estratégias terapêuticas. O Professor François Mach, Chefe do Departamento de Cardiologia dos Hospitais Universitários de Genebra (HUG), liderou a equipa internacional de especialistas responsável pela elaboração deste documento de referência.

Uma das principais inovações é a introdução de dois novos algoritmos de previsão de risco: o SCORE2 e o SCORE2-OP, este último específico para pessoas com mais de 70 anos. Estes instrumentos incluem agora endpoints como enfarte do miocárdio não fatal, AVC e risco de hospitalização, oferecendo uma análise mais abrangente da morbilidade e mortalidade combinadas.

O Dr. Konstantinos Koskinas (na imagem), cardiologista do Hospital Universitário de Berna e coautor das novas recomendações, destaca a importância das terapêuticas combinadas. As diretrizes recomendam a intensificação da terapia para redução de lípidos desde o momento da hospitalização em casos de enfarte do miocárdio ou síndrome coronária aguda, combinando estatinas de alta intensidade com ezetimibe.

As recomendações alargam ainda o uso de estatinas a grupos específicos, incluindo pessoas que vivem com VIH a partir dos 40 anos e doentes submetidos a regimes de quimioterapia cardiotóxica. O documento enfatiza também a necessidade de medir a lipoproteína (a), um fator de risco cardiovascular geneticamente determinado.

Os especialistas desaconselham expressamente o uso de suplementos alimentares, particularmente o arroz vermelho fermentado, e vitaminas para gestão do colesterol.

DOI: https://doi.org/10.1093/eurheartj/ehaf190

Mais informações: https://www.hug.ch/en/medias/press-release/high-cholesterol-swiss-cardiology-leads-new-international-recommendations

NR/HN/ALphaGalileo

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights