![]()
O secretário-geral do Partido Socialista, José Luís Carneiro, pediu esta quinta-feira o apuramento de todas as responsabilidades no descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa, que provocou 15 mortes e 23 feridos na quarta-feira, às 18:04, na Calçada da Glória. À chegada a Lisboa, após uma visita a Angola, o dirigente socialista defendeu que a investigação deve alcançar “todos os níveis hierárquicos”, associando-se às condolências às famílias das vítimas.
Carneiro sublinhou a necessidade de o Governo articular apoios aos familiares, salientando a presença de vários cidadãos estrangeiros entre as vítimas. Nesse sentido, instou o Ministério dos Negócios Estrangeiros a trabalhar com as representações diplomáticas acreditadas em Lisboa, com vista a garantir informação, assistência consular e mecanismos de repatriamento quando aplicável.
O Elevador da Glória, equipamento histórico gerido pela Carris, liga a Praça dos Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, ao longo de cerca de 265 metros. A Polícia Judiciária confirmou, após as primeiras diligências, um balanço de 15 vítimas mortais e 23 feridos. O Governo decretou dia de luto nacional.
José Luís Carneiro regressou hoje a Lisboa após uma deslocação a Angola, onde se encontrou com o Presidente João Lourenço para discutir propostas do Governo português relativas à Lei da Nacionalidade.
NR/HN/Lusa



0 Comments