![]()
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou o cancelamento da Festa do Livro no Palácio de Belém, que deveria decorrer entre hoje e 7 de setembro, na sequência do trágico acidente ocorrido hoje com o Elevador da Glória, em Lisboa.
O descarrilamento do elevador, registado às 18:04 na Calçada da Glória, provocou 15 vítimas mortais, de acordo com dados confirmados pelo INEM, deixando ainda vários feridos em estado grave. O acidente ocorreu no percurso que liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, uma extensão de aproximadamente 265 metros muito frequentada por turistas.
Em comunicado divulgado no portal da Presidência da República, foi anunciado que o evento literário “será marcada para data a fixar e em recinto fechado”, decisão tomada em coordenação com a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL). O cancelamento surge “em memória das vítimas mortais do gravíssimo acidente com o elevador da Glória, em Lisboa, e em solidariedade com as famílias enlutadas”.
Esta seria a oitava e última edição da Festa do Livro, uma iniciativa criada em 2016, primeiro ano do mandato de Marcelo Rebelo de Sousa, em parceria com a APEL para promover a leitura. O evento, que apenas não se realizou em 2020 e 2021 devido à pandemia de covid-19, previa um programa diversificado com venda de livros, sessões de autógrafos, debates, cinema, música e atividades infantis.
O Elevador da Glória, sob gestão da Carris, constitui um importante meio de transporte e atração turística da capital portuguesa. Numa primeira reação ao acidente, o Presidente da República já havia manifestado o seu pesar pelas vítimas e solidariedade com as famílias afetadas, aguardando o rápido esclarecimento das circunstâncias do acidente pelas autoridades competentes.
NR/HN/Lusa



0 Comments