![]()
O governador da província moçambicana de Cabo Delgado, Valige Tauabo, apelou para a reactivação dos protocolos de higiene utilizados durante a pandemia de covid-19 como forma de travar a propagação do vírus mpox, após a confirmação do primeiro caso naquela região do norte do país.
A exortação foi feita durante a 15.ª sessão ordinária do Conselho Executivo Provincial, realizada na cidade de Pemba. “Despertar a nossa população para poderem resgatar os protocolos usados quando estávamos a combater a covid-19”, declarou Tauabo, sublinhando a necessidade de a população adoptar rigorosamente essas medidas, tal como recomendado pelos profissionais de saúde, com especial ênfase na higiene individual e colectiva.
De acordo com o mais recente boletim diário de actualização de dados, Moçambique regista um total de 74 casos de mpox, diagnosticados entre 11 de Julho e 03 de Setembro. Deste total, 38 doentes estão já recuperados, existindo ainda 36 casos activos, sem que se registe qualquer óbito.
Com a confirmação do caso em Cabo Delgado na passada quarta-feira, sobe para quatro o número de províncias moçambicanas afectadas pelo surto. A província de Niassa mantém-se como o epicentro da doença, com 66 casos positivos. Segue-se a província de Maputo, com quatro infectados, e Manica, com três casos confirmados.
Paralelamente, o Governo moçambicano anunciou que espera receber ainda este mês um lote de vacinas contra a mpox, destinadas a conter um eventual alastramento da doença. As autoridades sanitárias nacionais reforçaram igualmente a vigilância epidemiológica, particularmente nas fronteiras, com a colocação de equipas de rastreio e testagem.
Moçambique possui actualmente capacidade para realizar 4.000 testes de diagnóstico específicos para o vírus mpox, que são processados localmente nos laboratórios de Saúde Pública de todas as capitais provinciais. Desde o início do surto, já foram utilizados mais de 800 testes.
O primeiro caso de mpox em Moçambique foi detectado em Outubro de 2022, na cidade de Maputo. A doença, uma zoonose viral, foi identificada pela primeira vez em humanos em 1970, na República Democrática do Congo. No surto actual na África Austral, que começou a 01 de Janeiro, foram notificados 77.458 casos em 22 países, com 501 mortes associadas.



0 Comments