Hospital de Beja restringe urgência geral por 24 horas devido a falta de médicos

5 de Setembro 2025

A urgência geral do Hospital de Beja está com limitações até ao início da manhã de hoje, aceitando apenas doentes referenciados. A medida deve-se à impossibilidade de completar a escala médica, anunciou a ULSBA

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) impôs constrangimentos na admissão de doentes na urgência geral do Hospital de Beja, que se iniciaram às 08:00 de dia 4 e deverão prolongar-se até às 08:00 de hoje. De acordo com um comunicado publicado no seu site oficial, a unidade de saúde apenas admitirá utentes encaminhados pelo INEM, através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), por outros médicos ou mediante referenciação da Linha SNS 24.

Contactada pela agência Lusa, uma fonte da ULSBA justificou esta decisão com “a incapacidade de completar a escala médica [na urgência] neste período”. A medida afeta especificamente a urgência geral de adultos.

Perante esta situação, a ULSBA recomenda que a população não se desloque diretamente ao hospital. Os utentes devem, em vez disso, contactar primeiro a Linha SNS 24 (808 24 24 24) ou o número de emergência 112, para que possam ser corretamente orientados de acordo com a gravidade da sua situação clínica.

A administração hospitalar salientou que, durante este período de constrangimento, os Serviços de Urgência Básicos dos centros de saúde de Castro Verde e de Moura se mantêm em funcionamento regular, podendo constituir uma alternativa para alguns casos.

Este não é o primeiro episódio do género no Alentejo durante o mês de agosto. O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), gerido pela Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC), enfrentou uma situação semelhante na sua Urgência Polivalente, na especialidade de Medicina Interna. As limitações em Évora, que se iniciaram a 14 de agosto e foram sendo sucessivamente prolongadas até ao dia 25, foram justificadas pela ULSAC com “uma elevada afluência de doentes com quadros clínicos complexos e necessidade de internamento, aliada a uma redução da equipa disponível”.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Anabela Oliveira: “Doença de Gaucher pode ter um amplo espetro de apresentações”

Num exclusivo ao HealthNews, a Dra. Anabela Oliveira, especialista em Medicina Interna do Hospital de Santa Maria, esclarece os contornos da doença de Gaucher. Uma patologia rara e hereditária, caracterizada pela deficiência de uma enzima, que provoca a acumulação de gorduras no organismo. Com um amplo espetro de manifestações e um diagnóstico por vezes tardio, a médica detalha os sinais de alerta, o acompanhamento multidisciplinar e os avanços terapêuticos que têm melhorado a qualidade de vida dos doentes

Fundação para a Saúde lança Manifesto contra centralização do acesso à doença aguda através da Linha SNS24

A Fundação para a Saúde divulgou um Manifesto intitulado “Sobre os serviços e cuidados de saúde a que temos direito”, que alerta para a crescente centralização da gestão do acesso aos cuidados de saúde em caso de doença aguda através da Linha SNS24, fenómeno que, segundo o documento, desvirtua o papel tradicional dos centros de saúde e do conceito de proximidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights