![]()
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) impôs constrangimentos na admissão de doentes na urgência geral do Hospital de Beja, que se iniciaram às 08:00 de dia 4 e deverão prolongar-se até às 08:00 de hoje. De acordo com um comunicado publicado no seu site oficial, a unidade de saúde apenas admitirá utentes encaminhados pelo INEM, através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), por outros médicos ou mediante referenciação da Linha SNS 24.
Contactada pela agência Lusa, uma fonte da ULSBA justificou esta decisão com “a incapacidade de completar a escala médica [na urgência] neste período”. A medida afeta especificamente a urgência geral de adultos.
Perante esta situação, a ULSBA recomenda que a população não se desloque diretamente ao hospital. Os utentes devem, em vez disso, contactar primeiro a Linha SNS 24 (808 24 24 24) ou o número de emergência 112, para que possam ser corretamente orientados de acordo com a gravidade da sua situação clínica.
A administração hospitalar salientou que, durante este período de constrangimento, os Serviços de Urgência Básicos dos centros de saúde de Castro Verde e de Moura se mantêm em funcionamento regular, podendo constituir uma alternativa para alguns casos.
Este não é o primeiro episódio do género no Alentejo durante o mês de agosto. O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), gerido pela Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC), enfrentou uma situação semelhante na sua Urgência Polivalente, na especialidade de Medicina Interna. As limitações em Évora, que se iniciaram a 14 de agosto e foram sendo sucessivamente prolongadas até ao dia 25, foram justificadas pela ULSAC com “uma elevada afluência de doentes com quadros clínicos complexos e necessidade de internamento, aliada a uma redução da equipa disponível”.
NR/HN/Lusa



0 Comments