![]()
O Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) está a aplicar 1,7 milhões de euros na requalificação de cinco extensões de saúde no distrito de Beja. As intervenções, da responsabilidade dos municípios abrangidos, já estão em curso em dois concelhos e iniciam-se ainda este mês em mais dois, conforme detalhado pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).
A primeira empreitada, no valor de 200 mil euros, começou na última semana de agosto na Extensão de Saúde de Casével, no concelho de Castro Verde. De acordo com a ULSBA, os trabalhos decorrem sem interferir com o normal funcionamento daquela valência.
Na passada segunda-feira, arrancaram os trabalhos de requalificação na Extensão de Saúde de Vila Nova da Baronia, concelho de Alvito, também com um investimento de 200 mil euros. Para garantir a continuidade dos cuidados de saúde, o atendimento aos utentes foi transferido para as instalações da Casa do Povo de Vila Nova da Baronia e para a sede do Centro de Saúde de Alvito. A Junta de Freguesia local assegura o transporte dos utentes para a sede do centro de saúde sempre que necessário e nos dias de atendimento marcados.
A próxima fase de intervenções tem início marcado para a próxima segunda-feira no concelho de Almodôvar. Serão requalificadas as extensões de saúde do Rosário e da Semblana, num investimento total de 700 mil euros, o montante mais avultado deste conjunto de obras. Desde a última segunda-feira que o atendimento aos utentes destas duas extensões está a ser prestado na sede do Centro de Saúde de Almodôvar, em horários específicos. Um assistente técnico desloca-se semanalmente às juntas de freguesia do Rosário e da Semblana para recolha de pedidos de receituário, cabendo à câmara municipal assegurar o transporte dos utentes para a sede quando necessário.
Por fim, está prevista a intervenção na Extensão de Saúde de Garvão, no concelho de Ourique, durante a primeira quinzena de setembro. Com um custo de 600 mil euros, a obra não deverá implicar qualquer alteração ao funcionamento atual do equipamento.
Todas as obras enquadram-se no investimento do PRR para a modernização de infraestruturas de saúde na região, gerido localmente pela ULSBA.
NR/HN/Lusa



0 Comments