![]()
A Universidade de Aveiro (UA) e o Centro Académico Clínico Egas Moniz Health Alliance (EMHA) uniram-se para lançar uma campanha de sensibilização designada “Doar para ensinar e salvar”, que tem como objetivo clarificar e promover a doação de corpos para fins de ensino e investigação científica. A iniciativa arranca esta sexta-feira, 5 de setembro.
Num comunicado divulgado para anunciar a campanha, as instituições sublinham a necessidade de abordar este tema sensível junto da população, destacando “a sua importância e, sobretudo, sobre a facilidade e dignidade de todo o processo”. A campanha será primeiramente divulgada através dos canais de redes sociais das entidades envolvidas, com uma posterior expansão para os meios de comunicação social tradicionais.
A iniciativa conta com a colaboração das várias Unidades Locais de Saúde que são parceiras do Centro Académico Clínico, reforçando a sua abrangência regional. De acordo com a informação partilhada, o estudo de corpos humanos é considerado fundamental para o progresso da ciência médica e para a formação adequada dos futuros profissionais de saúde. A doação, que se encontra devidamente enquadrada na legislação nacional, é um processo simples que deve ser formalizado em vida pelo próprio dador.
A campanha baseará a sua mensagem no valor do legado para as gerações futuras e no altruísmo inerente ao ato de doar o próprio corpo para o avanço do conhecimento, permitindo o treino de estudantes de medicina e de outros cursos da área da saúde. Qualquer cidadão maior e capaz pode tomar a decisão de doar o seu corpo para estes fins, contribuindo diretamente para a evolução da medicina.
Para mais informações sobre o processo de doação, consulte os portais da Universidade de Aveiro e do Centro Académico Clínico Egas Moniz Health Alliance.
PR/HN



0 Comments