Fundação Calouste Gulbenkian ajuda Cabo Verde com 80 mil euros devido a tempestade Erin

9 de Setembro 2025

A Fundação Calouste Gulbenkian vai atribuir 80 mil euros para mitigar os efeitos da tempestade tropical Erin, que atingiu Cabo Verde no princípio de agosto, afetando particularmente as ilhas de São Vicente e Santo Antão.

“Do montante global, 30 mil euros serão destinados à Cruz Vermelha de Cabo Verde, para reforço da resposta de emergência às famílias mais vulneráveis, que combina assistência imediata e fortalecimento da resiliência comunitária, assegurando abrigo temporário, distribuição de alimentos, kits de higiene e outras necessidades básicas”, lê-se no comunicado enviado hoje à Lusa.

No documento, a Fundação Calouste Gulbenkian afirma ainda que “disponibilizará até 50 mil euros ao Hospital Dr. Baptista de Sousa, no Mindelo, parceiro da Fundação no projeto Onco-CV, para reposição urgente de consumíveis hospitalares, nomeadamente reagentes, e para responder ao eventual aumento da procura por cuidados médicos decorrente da situação de emergência”.

As cheias em meados de agosto deixaram bairros inundados, destruíram estradas, pontes e estabelecimentos comerciais, afetaram o abastecimento de energia e provocaram nove mortos, havendo ainda duas pessoas desaparecidas.

Na sequência, o Governo de Cabo Verde declarou situação de calamidade por seis meses em São Vicente, Porto Novo (Santo Antão) e nos dois concelhos de São Nicolau.

O executivo aprovou um plano de resposta com apoios de emergência às famílias e atividades económicas, incluindo linhas de crédito bonificado e verbas a fundo perdido, financiadas pelo Fundo Nacional de Emergência e pelo Fundo Soberano de Emergência, criado em 2019.

“Com esta intervenção, a Fundação Calouste Gulbenkian pretende contribuir para a resposta aos prejuízos causados pela tempestade tropical Erin em Cabo Verde e apoiar a recuperação das comunidades mais afetadas”, lê-se ainda no comunicado.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights