Grupo Tecnimede Lança Prémio Jorge Ruas com 100 Mil Euros para Inovação Farmacêutica

9 de Setembro 2025

O Grupo Tecnimede atribui 100 mil euros ao vencedor do Prémio Jorge Ruas, que distingue projetos inovadores em tecnologia farmacêutica. A cerimónia de entrega acontece a 17 de setembro na Ordem dos Farmacêuticos, em Lisboa

O Grupo Tecnimede, laboratório farmacêutico português fundado em 1980, criou o Prémio Jorge Ruas: Inovação em Tecnologia Farmacêutica, no valor de 100 mil euros, destinado a financiar projetos com potencial revolucionário na área. A iniciativa integra-se no Tecnimede Open Innovation Competition, desenvolvido em parceria com a HiseedTech, e visa honrar o legado do fundador Dr. Jorge Ruas, que sempre privilegiou a investigação científica e a expansão global.

O prémio será entregue na cerimónia que decorrerá no próximo dia 17 de setembro, na sede da Ordem dos Farmacêuticos, em Lisboa. Dez projetos foram selecionados para a final e serão avaliados por um júri presidido por Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra, e que inclui figuras como Hélder Mota Filipe, Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, e especialistas internacionais.

Maria do Carmo Neves, Presidente do Grupo Tecnimede, sublinhou que “o Prémio Jorge Ruas nasce do nosso compromisso em apoiar a próxima geração de inovação farmacêutica”. Por sua vez, Pedro Vilarinho, Diretor Executivo da HiseedTech, referiu que a iniciativa “permite ao Grupo Tecnimede acelerar a I&D em tecnologia farmacêutica e posicionar-se como motor de criação de valor”.

O programa do evento inclui uma mesa-redonda sobre “Ciência e empresas: pontes ou muros invisíveis?”, moderada pela jornalista Clara de Sousa, e as apresentações dos finalistas, seguidas do anúncio do vencedor. Além do apoio financeiro, os finalistas poderão estabelecer colaborações com a Tecnimede, acedendo à sua infraestrutura e conhecimento.

Mais informações sobre o programa do evento estão disponíveis [aqui].

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights