Movimento MOVA relançado para vacinação de doentes crónicos

9 de Setembro 2025

A RESPIRA relançou o Movimento Doentes pela Vacinação (MOVA) para garantir o acesso à vacinação de todos os doentes crónicos, combatendo barreiras e promovendo a equidade no sistema de saúde

A RESPIRA – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas anunciou o relançamento do MOVA – Movimento Doentes pela Vacinação, no ano em que se assinalam os 60 anos do Plano Nacional de Vacinação (PNV). A iniciativa visa assegurar que todos os doentes crónicos tenham acesso à vacinação, independentemente da idade ou patologia, combatendo barreiras e promovendo a equidade na saúde.

Fundado em 2017, o MOVA regressa após uma pausa devido à pandemia, com o apoio institucional da Fundação Portuguesa do Pulmão, do GRESP – Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar e da Sociedade Portuguesa de Pneumologia. O movimento integra ainda outras dez associações de doentes, como a Liga Portuguesa Contra a SIDA, a Associação Portuguesa de Asmáticos e a Federação Portuguesa das Associações de Pessoas com Diabetes.

José Albino, Presidente da RESPIRA, sublinhou a importância da iniciativa: “O primeiro grande marco do Movimento foi a comparticipação da vacinação antipneumocócica para pessoas com 65 anos ou mais, em dezembro de 2020, que demonstrou o impacto que podemos alcançar juntos. Agora, queremos ir ainda mais longe: defender a vacinação para todos os doentes, independentemente da idade ou patologia, porque o que está verdadeiramente em causa é a justiça na promoção da saúde.”

Entre os objetivos prioritários do MOVA estão a comparticipação e/ou inclusão no PNV de vacinas como a do Herpes Zoster, Vírus Sincicial Respiratório (VSR), imunoterapia antialérgica, reforço da tosse convulsa, alargamento da vacina de alta dose contra a gripe e comparticipação total da vacina antipneumocócica para todos os doentes crónicos.

O movimento pretende sensibilizar a sociedade civil, profissionais de saúde e decisores políticos para a importância da vacinação na idade adulta, divulgando informação e promovendo uma prevenção consciente, especialmente entre a população mais vulnerável.

Para acompanhar as iniciativas do MOVA, os interessados podem visitar a página de Facebook do movimento.

Sobre o MOVA
Movimento de cidadania fundado em 2017 pela RESPIRA, com o apoio da Fundação Portuguesa do Pulmão e do GRESP. Integra atualmente onze associações de doentes e tem como missão superar barreiras na vacinação de adultos, promover informação e contribuir para a prevenção de doenças.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cancros hepáticos e biliares mantêm alta mortalidade em Portugal

Os cancros do fígado e das vias biliares figuram entre as doenças oncológicas com maior taxa de mortalidade em Portugal e a nível mundial. Especialistas e a Europacolon alertam para a necessidade de diagnóstico precoce e reforço da prevenção, apontando o consumo de álcool, a obesidade e a falta de rastreio como fatores críticos. A imunoterapia e as terapias dirigidas trazem novas esperanças, mas o silêncio em torno da doença persiste.

SNS: o melhor seguro de saúde dos portugueses

Sérgio Sousa: Mestre em Enfermagem de Saúde Pública; Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM; Enfermeiro Responsável do Serviço de Saúde Pública da ULSM; Coordenador Local da Equipa de Saúde Escolar da ULSM

Um terço dos portugueses desconhece direito a segunda opinião médica

Trinta por cento dos cidadãos inquiridos num estudo pioneiro não sabem que podem solicitar uma segunda opinião médica. O desconhecimento dos direitos na saúde é particularmente preocupante entre doentes crónicos, que são quem mais necessita de navegar no sistema

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights