![]()
A Unidade Local de Saúde de Viseu Dão-Lafões (ULSVDL) formalizou a contratação da empreitada para a construção do novo Centro de Ambulatório e Radioterapia (CAR), um investimento estratégico no valor de aproximadamente 16 milhões de euros, mais IVA, totalmente financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A obra está programada para arrancar no terreno já no próximo mês de outubro, materializando uma resposta há muito solicitada pela população da região.
Este novo equipamento permitirá à ULSVDL criar uma Unidade de Radioterapia e modernizar significativamente os seus Hospitais de Dia, dotando-os de meios físicos e tecnológicos de alta qualidade dedicados ao tratamento da patologia oncológica. A diretora do Conselho de Administração, Maria do Céu Costa, enfatizou a importância do projeto, afirmando que “esta instalação vai garantir maior equidade e proximidade no acesso aos cuidados para cerca de meio milhão de utentes”, com potencial para servir toda a Beira Interior, dada a liberdade de escolha dos doentes.
Para a população, o CAR representa uma mais-valia que transcende o acesso direto a tratamentos especializados, contribuindo para uma substancial redução do tempo, do desconforto e das despesas associadas às deslocações para fora da região. Para a ULSVDL, o projeto assume uma relevância estratégica fundamental, assegurando a diferenciação da Unidade e colmatando lacunas críticas na oferta de serviços de saúde disponíveis atualmente.
PR/HN



0 Comments