![]()
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra encerrou, no último fim de semana de agosto, a edição de 2025 do Atendimento Verão Seguro (AVS), um projeto que levou cuidados de enfermagem de proximidade às praias da Tocha e de Mira durante os meses de julho e agosto. A iniciativa, que contou com o apoio dos Municípios de Cantanhede e de Mira, registou um total de 325 atendimentos, superando os números do ano anterior.
Do total de atendimentos, 207 foram realizados na Praia de Mira e 118 na Praia da Tocha. Agosto foi o mês com maior procura, com 136 atendimentos em Mira e 93 na Tocha. Em julho, registaram-se 71 atendimentos em Mira e 25 na Tocha.
De acordo com a Enfermeira Diretora da ULS de Coimbra, Áurea Andrade, “os principais motivos de procura dos serviços foram a remoção de farpas de madeira; tratamento de feridas traumáticas nos joelhos, pés e braços; queimaduras por fricção ou de segundo grau; picadas de peixe-aranha e de insetos; cefaleias e hipertensão”. A responsável salientou que “estes incidentes foram prontamente tratados pela equipa de enfermagem, que assegurou, durante os meses de verão, que os utentes pudessem retornar às suas atividades de praia, sem complicações de maior”.
A análise geográfica dos utentes revela que, na Praia da Tocha, cerca de 63% dos atendimentos foram realizados a pessoas fora da área de abrangência da ULS de Coimbra. Já em Mira, apenas 32% dos casos corresponderam a veraneantes de fora da região. A faixa etária dos utentes variou entre os 4 e os 87 anos.
O AVS 2025 funcionou em dois postos fixos junto ao areal, de segunda a sexta-feira, das 14H às 19H, e aos fins de semana e feriados, das 10H às 19H. A equipa foi composta por profissionais de várias unidades da ULS de Coimbra, que prestaram cuidados no local, evitando deslocações desnecessárias a unidades de saúde. Apenas duas situações exigiram encaminhamento hospitalar.
No âmbito do projeto, realizaram-se ainda sessões de Literacia em Saúde, abertas à comunidade e dinamizadas pelo grupo de Literacia da ULS de Coimbra. A edição deste ano registou mais 16 atendimentos do que em 2024, ano em que tinham sido realizados 309.
A ULS de Coimbra é a maior entidade empregadora do setor da saúde em Portugal, integrando oito unidades hospitalares e vinte e seis centros de saúde.



0 Comments