Europacolon Portugal Lança Peditório Nacional para Combater Aumento de Cancros Digestivos

10 de Setembro 2025

A Europacolon Portugal promove um peditório nacional de 27 a 30 de setembro, com o apoio de 112 municípios, para alertar sobre o aumento projetado de 23,3% nos cancros digestivos até 2045 e financiar apoio a doentes

Os cancros digestivos representam uma das principais causas de morte em Portugal, com mais de 18 mil novos casos e cerca de 11 700 óbitos registados apenas em 2022. Diariamente, morrem 30 pessoas devido a estas doenças, sendo o cancro colorretal o mais frequente, com 10 500 novos casos anuais.

De acordo com projeções internacionais da GLOBOCAN, estima-se que o número de novos casos de cancros digestivos em Portugal aumente 23,3% até 2045. No mesmo período, as mortes relacionadas com estas patologias poderão subir mais de 30%, passando de 11 720 para 15 306.

Perante este cenário, a Europacolon Portugal — Associação de Apoio aos Doentes com Cancro Digestivo — organiza um peditório nacional entre 27 e 30 de setembro, com a participação de 112 municípios. A iniciativa visa angariar fundos para apoiar doentes e famílias, mas também consciencializar a população para a importância da prevenção, do rastreio e do diagnóstico precoce.

Vítor Neves, presidente da Europacolon, alerta:
«Este crescimento não significa apenas mais vidas perdidas: traduz-se também em maior pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde, custos acrescidos para a economia e um sofrimento acrescido para milhares de famílias. Estes números projetam um futuro que só poderá ser alterado se houver um investimento real em prevenção e no rastreio de base populacional.»

A campanha termina no Dia Nacional do Cancro Digestivo, assinalado a 30 de setembro, reforçando a mensagem de que é urgente melhorar a literacia em saúde, reduzir desigualdades no acesso a cuidados e garantir apoio multidisciplinar.

Entre as lacunas identificadas no combate aos cancros digestivos em Portugal estão a inexistência de um programa de rastreio de base populacional para o cancro colorretal, diagnósticos frequentemente tardios, dificuldades de acesso a exames especializados e assimetrias regionais na oferta de cuidados.

O peditório conta com o envolvimento de autarquias de norte a sul do país, incluindo Bragança, Vila Real, Porto, Lisboa, Faro e muitas outras. As doações podem ser feitas via MBWAY para o número 915 785 590.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Estudantes veem curso de Medicina na UTAD como alívio para escolas sobrelotadas

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina considerou hoje que a abertura do curso de Medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro representa uma oportunidade para aliviar a sobrelotação nas restantes escolas médicas. O presidente da ANEM, Paulo Simões Peres, sugeriu que a nova oferta poderá permitir uma redução de vagas noutros estabelecimentos, transferindo-as para Vila Real, após a acreditação condicional do mestrado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights