![]()
Oeiras prepara-se para assinalar o Dia Internacional do Microrganismo com uma programação especial que junta ciência, diversão e mar. No dia 17 de setembro, entre as 16h e as 19h, a Praia de Santo Amaro transformar-se-á num laboratório ao ar livre, graça a uma iniciativa organizada pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade NOVA de Lisboa (ITQB NOVA), em parceria com o Município de Oeiras.
O evento, de entrada livre e destinado a todas as idades, convida os participantes a descobrir o mundo invisível dos microrganismos através de diversas experiências. Os visitantes terão a oportunidade de observar microrganismos ao microscópio, compreender o seu papel crucial no ambiente e na saúde, e interagir diretamente com investigadores do ITQB NOVA. Uma das atividades em destaque será a realização de um teste microbiológico em tempo real à água do mar, para avaliar a sua qualidade balnear. Para os mais novos, haverá espaço para a criatividade com desenhos na areia, jogos e outras atividades científicas pedagógicas.
As comemorações prosseguem no final da tarde no próprio ITQB NOVA, com uma happy hour que inclui sidra de maçã fermentada e música ao vivo pelo DJ E. coli.
O Dia Internacional do Microrganismo é celebrado em Portugal por iniciativa da Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM), com o objetivo de destacar a importância dos microrganismos na saúde, no ambiente e na qualidade de vida. A data homenageia o dia em que, em 1683, o holandês Antonie van Leeuwenhoek fez a primeira descrição de um microrganismo, retirado da sua própria placa dentária, acompanhada por desenhos detalhados, lançando assim as bases da Microbiologia.
PR/HN



0 Comments