Tempestade em São Vicente Provoca Proliferação “Anormal” de Mosquitos e Alerta para Doenças

10 de Setembro 2025

Delegado de Saúde de São Vicente alerta para aumento anormal de mosquitos após tempestade de agosto. Autoridades reforçam equipas e OMS garante ajuda para prevenir surtos de doenças como dengue e paludismo

O delegado de Saúde de São Vicente, Elísio Silva, alertou para um aumento anormal de mosquitos na ilha, incluindo espécies transmissoras de doenças, na sequência da tempestade de 11 de agosto que causou nove mortos. O problema é causado pelas águas estagnadas, esgotos a céu aberto e pela rutura de tubulações de água resultantes do evento climático extremo.

Em declarações à Lusa, Elísio Silva explicou que um estudo realizado há cerca de quinze dias em parceria com um especialista da Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou a presença de mosquitos capazes de transmitir doenças como paludismo, dengue, zika e febre chicungunya. Apesar de não haver registo de casos autóctones de paludismo há mais de cinquenta anos, a ilha regista casos importados, tendo sido contabilizados dez no ano passado, maioritariamente de viajantes provenientes da costa ocidental africana.

Para combater a proliferação de insectos, a Delegação de Saúde de São Vicente contratou vinte agentes de luta anti-vetorial e formou mais de quarenta e cinco para apoiar na sensibilização das populações e na eliminação de criadouros. Até ao momento, todos os testes realizados pelas equipas de despiste nas localidades mais afectadas deram negativo para dengue e paludismo, mas as autoridades mantêm-se em alerta.

Os avisos das autoridades de saúde foram reforçados pelo especialista da OMS, Jude Bigoga, que, apesar de reconhecer os esforços do Governo, salientou que a população ainda desconhece todas as medidas de prevenção necessárias. Bigoga tem apoiado na formação de agentes, profissionais de saúde e voluntários.

A presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) também alertou para os riscos sanitários na ilha e pediu mais apoios externos. A nova representante da OMS em Cabo Verde garantiu ajuda de urgência, incluindo o envio de medicamentos, para antecipar possíveis surtos no rescaldo da tempestade.

O receio entre os moradores é palpável, com muitos a manifestarem preocupação face à acumulação de lixo e água parada nas ruas. As cheias de agosto inundaram bairros inteiros, destruíram infraestruturas críticas e deixaram duas pessoas desaparecidas. O Governo cabo-verdiano declarou situação de calamidade por seis meses em São Vicente, Porto Novo (Santo Antão) e nos dois concelhos de São Nicolau, aprovando um plano de resposta com linhas de crédito bonificado e verbas a fundo perdido para apoiar famílias e empresas.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Internamento do Hospital de Amarante terá 150 novas camas

O internamento do Hospital de São Gonçalo, em Amarante, vai ter mais 150 camas, alargamento incluído numa obra que deverá começar no próximo ano e custará 14 milhões de euros, descreveu hoje fonte da ULS Tâmega e Sousa.

Combinação de fármacos mostra potencial para melhorar tratamento do cancro colorretal

Estudo pré-clínico liderado pela Universidade de Barcelona descobriu um mecanismo metabólico que explica a resistência das células de cancro colorretal ao fármaco palbociclib. A investigação demonstra que a combinação deste medicamento com a telaglenastat bloqueia essa adaptação das células, resultando num efeito sinérgico que reduz significativamente a proliferação tumoral, abrindo caminho para futuros ensaios clínicos

XIV Congresso da FNAM debate futuro do SNS em momento decisivo

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) vai realizar nos dias 15 e 16 de novembro de 2025, em Viana do Castelo, o seu XIV Congresso, sob o tema “Que Futuro Queremos para o SNS?”. Este encontro, que terá lugar no Hotel Axis, surge num contexto de grande incerteza para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e reunirá mais de uma centena de delegados de todo o país.

Motards apoiam prevenção do cancro da próstata no “Novembro Azul”

No âmbito do “Novembro Azul”, mês dedicado à sensibilização para o cancro no homem, o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRS) organiza a iniciativa “MEN – Motards Embrace November”, um passeio solidário de motociclistas que combina a paixão pelas duas rodas com a promoção da saúde masculina.

Hospital de Vila Real investe 13 milhões na ampliação da urgência

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) anunciou um investimento de 13 milhões de euros para a ampliação do serviço de urgência do Hospital de Vila Real. O valor, financiado a 50% pelo programa Norte 2030, destina-se a melhorar as condições de trabalho dos profissionais e o atendimento aos utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights