Governadora do Arizona ordena maior acesso à vacina contra a COVID-19

13 de Setembro 2025

A governadora do estado norte-americano do Arizona, Katie Hobbs, assinou um decreto para alargar o acesso à vacina atualizada contra a COVID-19 a toda a população do estado, noticiou hoje agência EFE.

“Os arizonenses e os seus médicos merecem a liberdade de aceder à vacina contra a COVID, se for o caso para eles. Com este decreto, estamos a seguir a ciência e a garantir que todos os arizonenses têm acesso às vacinas para se manterem seguros”, disse a governadora democrata do Arizona, nos Estados Unidos (EUA), em comunicado.

As diretrizes da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (sigla inglesa FDA), supervisionada pelo secretário de saúde e serviços humanos dos EUA, Robert F. Kennedy Jr, exigem que apenas pessoas com 65 anos ou mais e cidadãos em risco de doença grave tenham acesso à vacina.

“As vacinas salvam vidas, protegem as famílias e reduzem a pressão sobre os nossos hospitais. Estamos a seguir a ciência e a proteger a liberdade nos cuidados de saúde”, disse Katie Hobbs.

O comunicado cita ainda recomendações da Academia Americana de Pediatria, do Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas e da Academia Americana de Médicos de Família que sugerem que os menores, as grávidas e qualquer adulto sejam vacinados contra as novas variantes da COVID-19.

O decreto diz ainda que o Departamento de Serviços de Saúde do Arizona e o Conselho de Farmácia devem disponibilizar vacinas a toda a população do Arizona.

O documento pede também que o departamento e o conselho trabalhem com os planos de saúde para cobrir as imunizações, ou seja, cobrir também os cidadãos que se enquadram nas diretrizes da FDA, como as pessoas com mais de 65 anos.

A medida reflete os crescentes esforços dos estados democratas para combater as políticas do secretário de saúde, Robert F. Kennedy Jr., que questionou a COVID-19 e outras vacinas em geral.

Os estados norte-americanos da Califórnia, do Oregon e de Washington anunciaram na semana passada uma aliança de saúde que irá coordenar as recomendações de vacinação.

A Florida, governada pelo republicano Ron DeSantis, anunciou na semana passada que vai trabalhar para acabar com todas as obrigatoriedades de vacinação estabelecidas por lei.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

INSA assume coordenação nacional da rede de vigilância a vetores

Portugal dispõe agora de uma estrutura formalizada para monitorizar e responder a ameaças de doenças transmitidas por mosquitos e carraças. No dia do seu 126.º aniversário, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge viu reforçadas as suas atribuições, passando a coordenar oficialmente a Revive. O presidente Fernando Almeida garante que o país está preparado para agir perante eventuais emergências, citando a experiência de outros países do sul da Europa onde já se registam casos autóctones

Europa une esforços para travar desigualdades no acesso a tratamentos oncológicos

A Rede Europeia de Centros Compreensivos de Cancro (EUnetCCC) apresentou esta sexta-feira, em Paris, um documento estratégico que apela a medidas urgentes para colmatar as disparidades no acesso a cuidados oncológicos entre os Estados-membros. O White Paper defende a consolidação da rede como infraestrutura permanente e alerta que, sem ação política, as desigualdades continuarão a crescer, comprometendo o combate à doença que mata 1,3 milhões de pessoas por ano na Europa

ULS Médio Tejo Investe em Mobilidade para Equipas Comunitárias

A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo colocou na estrada uma nova viatura elétrica, num investimento de 30 mil euros, para apoiar o trabalho das suas Equipas Comunitárias de Saúde Mental. O veículo visa intensificar a presença regular das equipas nos concelhos da região, levando cuidados continuados a pessoas com doença mental grave. O objetivo é encurtar distâncias geográficas e humanas, garantindo uma intervenção mais próxima do contexto de vida dos utentes

PS propõe aumento permanente para pensões e condiciona subida do ISP

O PS propôs a conversão de um eventual bónus pontual nas pensões num aumento permanente, uma das cerca de cem alterações ao OE2026. Eurico Brilhante Dias garantiu que as medidas mantêm o excedente orçamental e condicionou uma eventual subida do ISP à aprovação parlamentar, destinando essa receita para baixar o IVA de alimentos.

Proteção Civil valida plano de intervenção para emergências no Aeroporto da Madeira

O Serviço Regional de Proteção Civil aprovou o novo Plano Prévio de Intervenção para o Aeroporto da Madeira, documento que estabelece os procedimentos de atuação imediata em caso de acidente grave. A validação ocorreu durante a reunião semanal do Centro de Coordenação Operacional Regional e foi complementada por um exercício de larga escala que simulou um cenário de derrame e incêndio numa aeronave, envolvendo dezenas de viaturas e operacionais de múltiplas entidades

Bial integra Pedro Pereira Gonçalves no Conselho de Administração

A farmacêutica Bial anunciou hoje a cooptação de Pedro Pereira Gonçalves para o seu Conselho de Administração, na qualidade de membro não executivo. O executivo, com um percurso cimentado entre a alta finança e as políticas públicas, traz para a empresa de Porto uma visão estratégica que pretende alavancar a ambição de expansão internacional e o reforço das parcerias globais do grupo.

Proteção Social na UE Consome Quase um Terço do PIB em 2024

O peso das prestações de proteção social na economia da União Europeia acentuou-se no ano de 2024, representando 27,3% do Produto Interno Bruto do bloco. Segundo dados do Eurostat, a despesa total ascendeu a 4,9 mil milhões de euros, um aumento homólogo de 6,9%. Finlândia, França e Áustria lideram no esforço relativo, enquanto a Irlanda regista a percentagem mais baixa. Em Portugal, a fatia do PIB afeta a estas rubricas também cresceu.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights