António de Sousa-Uva médico e professor

Segurança do Doente vs. Segurança (e saúde) do prestador de cuidados

09/18/2025

Celebra-se hoje, 17 de setembro, o dia mundial da Segurança do Doente, este ano dedicado a recém-nascidos e crianças. Apesar disso recordo, com alguma emoção, a criação no seio da Escola Nacional de Saúde Pública e há já bem mais que quinze anos, de um grupo de investigação que levou a cabo talvez o primeiro estudo nacional de prevalência de “eventos adversos” que é público há muito. Deu também origem a alguma investigação e a formação universitária de nível avançado, designadamente, um mestrado específico e alguns doutoramentos nessa área científica.

Porque será que alguém interessado na Saúde e Segurança dos trabalhadores se dedicou à Segurança do Doente?

Muitas razões podem estar na sua origem, mas o destaque que agora quero assinalar é que não há segurança dos doentes sem saúde e segurança dos prestadores. Talvez um dos próximos dias comemorativos futuros venha a dar relevo a esse aspeto num futuro próximo já que a Escola (Nacional de Saúde Pública) adquiriu grande protagonismo (de resto, merecido) nesse tema.

 

Apesar disso o protagonismo maior deve é ser dado aos doentes, principalmente na prevenção dos eventos preveníveis (que são muitos) e na aquisição de muito mais literacia, no caso em apreço mais em matéria de prestação de cuidados de saúde. É que a prestação de cuidados de saúde envolve sempre riscos e, pelo menos os preveníveis, devem ter mais atenção do que atualmente se lhes confere, objetivando a meta “utópica” do risco zero. Oxalá continuemos a trabalhar nesse sentido com redobrado afinco.

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights