Aguiar-Branco salienta que comissões de inquérito são serviço ao país e não espetáculo

19 de Setembro 2025

O presidente da Assembleia da República salientou hoje que as comissões parlamentares de inquérito são um serviço prestado pelos deputados e não um espetáculo, visam fiscalizar do ponto de vista político e não substituírem-se aos tribunais.

Palavras que foram proferidas por José Pedro Aguiar-Branco na reunião de posse da comissão parlamentar de inquérito para apurar as responsabilidades políticas e de gestão do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) nos últimos anos. A comissão de inquérito foi proposta pela Iniciativa Liberal (IL) e vai ser presidida pela deputada do Chega Marta Martins da Silva.

No seu breve discurso, o presidente da Assembleia da República assinalou que esta comissão de inquérito tem como objeto o funcionamento do INEM, “uma entidade absolutamente central” na resposta ao nível da emergência médica.

“As comissões de inquérito não servem para alimentar polémicas nem para substituir os tribunais. Portanto, a boa perceção e compreensão que os cidadãos têm do que é uma comissão de inquérito é também uma responsabilidade nossa do parlamento e de todos os seus deputados que constituem esta comissão de inquérito”, advertiu.

José Pedro Aguiar-Branco considerou depois que, através da comissão de inquérito, “é importante apurar factos, esclarecer o país”.

“Se o fizermos com rigor, seguramente reforça a confiança das pessoas nas instituições. É um serviço, não é um espetáculo – e temos todos bem a consciência da importância que isso significa para os portugueses”, completou.

Neste contexto, o presidente da Assembleia da República apontou que, em sede de comissões de inquérito, há “um dever muito claro de trabalhar com seriedade e apurar tudo o que tenha que ser apurado com rigor”.

“Há também uma responsabilidade acrescida que é dar o exemplo, o exemplo de que a política pode mesmo servir o interesse público acima dos interesses partidários. E o exemplo de que o parlamento sabe escrutinar sem destruir, sabe corrigir sem descredibilizar e sabe investigar sem dramatizar”, frisou.

José Pedro Aguiar-Branco observou, ainda, que o INEM “está no centro da capacidade do Estado para responder a momentos muito críticos” no âmbito da saúde.

“Está no centro também da confiança dos cidadãos nas instituições públicas e, por isso – e não é pouco -, merece um trabalho sério, firme e responsável. Creio que é isso que os portugueses esperam de nós. Tenho a confiança que todos os deputados também é isso que desejam e, seguramente, se vão empenhar para que assim aconteça”, acrescentou.

Em 11 de julho, o requerimento da IL para a constituição desta comissão parlamentar de inquérito foi aprovada com os votos a favor do Chega, IL, Livre, PCP, BE, PAN e JPP e com a abstenção do PSD, do PS e CDS-PP.

A comissão será constituída por 24 deputados: oito do PSD, cinco do Chega e outros cinco do PS, dois da IL e dois do Livre, um do PCP e outro do CDS-PP.

Com a posse da comissão de inquérito, os deputados têm agora 90 dias para apurar as responsabilidades políticas, técnicas, contratuais, legais e financeiras relativas ao INEM, incluindo durante a greve do final de outubro e início de novembro de 2024.

Os deputados vão também “analisar, em detalhe, as decisões de gestão tomadas na fase de preparação e durante o período da greve, com especial atenção à sua respetiva adequação e impacto no funcionamento do serviço” e “escrutinar a responsabilidade política dos vários intervenientes na greve, incluindo o papel das diferentes entidades na definição e cumprimento dos serviços mínimos”.

A comissão de inquérito vai ainda “avaliar a relação das diferentes tutelas políticas com o INEM e clarificar a intervenção” de todos os governos desde 2019 na “sua respetiva gestão política e financeira”.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights