![]()
A iniciativa decorrerá no dia 28 de setembro, em várias cidades de Portugal, e visa sensibilizar doentes cardíacos que participam em programas de reabilitação, familiares, amigos e profissionais de saúde para a prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares.
A caminhada é organizada pela APIC desde 2023, com o apoio do Grupo de Estudo da Reabilitação Cardíaca (GEFERC) e da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC). Participarão hospitais públicos que integram a via verde coronária e que dispõem de programas ativos de reabilitação cardíaca, nomeadamente as unidades locais de saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro, Braga, Santo António, Região de Leiria, Alentejo Central, Coimbra, São José e Almada-Seixal.
Esta ação pretende reforçar junto da população a importância da prevenção das doenças cardiovasculares, destacando a atuação correta perante sintomas sugestivos de enfarte agudo do miocárdio e a relevância da reabilitação cardíaca após este evento. A participação será maioritariamente de doentes pós-enfarte agudo do miocárdio, mas estará aberta a todos os doentes cardíacos que integrem programas de reabilitação.
As doenças cardiovasculares mantêm-se como a principal causa de morte em Portugal e no mundo, e os cuidados e comportamentos após um enfarte são essenciais para a recuperação e prevenção de futuros problemas cardíacos
NR/PR/HN



0 Comments