APIC promove terceira edição da caminhada “Rehab for life” para doentes cardíacos

20 de Setembro 2025

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) vai assinalar o Dia Mundial do Coração, celebrado anualmente a 29 de setembro, com a terceira edição da caminhada nacional “Rehab for life - Passo a passo por um coração saudável”. 

A iniciativa decorrerá no dia 28 de setembro, em várias cidades de Portugal, e visa sensibilizar doentes cardíacos que participam em programas de reabilitação, familiares, amigos e profissionais de saúde para a prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares.

A caminhada é organizada pela APIC desde 2023, com o apoio do Grupo de Estudo da Reabilitação Cardíaca (GEFERC) e da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC). Participarão hospitais públicos que integram a via verde coronária e que dispõem de programas ativos de reabilitação cardíaca, nomeadamente as unidades locais de saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro, Braga, Santo António, Região de Leiria, Alentejo Central, Coimbra, São José e Almada-Seixal.

Esta ação pretende reforçar junto da população a importância da prevenção das doenças cardiovasculares, destacando a atuação correta perante sintomas sugestivos de enfarte agudo do miocárdio e a relevância da reabilitação cardíaca após este evento. A participação será maioritariamente de doentes pós-enfarte agudo do miocárdio, mas estará aberta a todos os doentes cardíacos que integrem programas de reabilitação.

As doenças cardiovasculares mantêm-se como a principal causa de morte em Portugal e no mundo, e os cuidados e comportamentos após um enfarte são essenciais para a recuperação e prevenção de futuros problemas cardíacos

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Anabela Oliveira: “Doença de Gaucher pode ter um amplo espetro de apresentações”

Num exclusivo ao HealthNews, a Dra. Anabela Oliveira, especialista em Medicina Interna do Hospital de Santa Maria, esclarece os contornos da doença de Gaucher. Uma patologia rara e hereditária, caracterizada pela deficiência de uma enzima, que provoca a acumulação de gorduras no organismo. Com um amplo espetro de manifestações e um diagnóstico por vezes tardio, a médica detalha os sinais de alerta, o acompanhamento multidisciplinar e os avanços terapêuticos que têm melhorado a qualidade de vida dos doentes

Fundação para a Saúde lança Manifesto contra centralização do acesso à doença aguda através da Linha SNS24

A Fundação para a Saúde divulgou um Manifesto intitulado “Sobre os serviços e cuidados de saúde a que temos direito”, que alerta para a crescente centralização da gestão do acesso aos cuidados de saúde em caso de doença aguda através da Linha SNS24, fenómeno que, segundo o documento, desvirtua o papel tradicional dos centros de saúde e do conceito de proximidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights