![]()
Os rins são os órgãos responsáveis por eliminar as toxinas que resultam do normal funcionamento do nosso organismo e por manter o equilíbrio da composição corporal. Adicionalmente, desempenham um papel fundamental na regulação da pressão arterial, na saúde dos ossos e na produção de glóbulos vermelhos, entre várias outras funções.
A doença renal crónica afeta 1 em cada 10 pessoas em Portugal e caracteriza-se pela diminuição, habitualmente lenta e progressiva, da função dos rins, que acarreta consequências para o funcionamento dos outros órgãos e aumento do risco de doenças cardiovasculares. O carácter insidioso da doença determina que, frequentemente, não provoque sintomas até fases avançadas, pelo que as pessoas com fatores de risco (p. ex., diabetes mellitus, obesidade, hipertensão arterial, tabagismo ou história familiar de doença renal) devem despistá-la com realização de análises e manter acompanhamento regular com o seu médico.
Na sua fase mais avançada, a doença renal crónica é fatal se não for tratada. As opções de tratamento incluem a diálise (hemodiálise ou diálise peritoneal) ou o transplante renal. Em Portugal, entre 2000 e 2500 pessoas iniciam hemodiálise todos os anos e, atualmente, existem mais de 13.000 doentes a realizar este tratamento.
Fez em agosto dois anos que a população de Mafra passou a ter disponível no concelho este tratamento na clínica Davita. Na Davita, as pessoas com doença renal crónica realizam hemodiálise com a tecnologia mais moderna e sempre acompanhadas por uma equipa multidisciplinar, que oferece soluções personalizadas (incluindo a possibilidade de tratamentos noturnos) na procura da melhor qualidade de vida para os seus doentes.



0 Comments